Notícias

Campus Baixada do Sol

Primeiro egresso do campus Baixada do Sol defende pesquisa sobre movimentos estudantis no ProfEPT

publicado: 16/08/2025 17h04, última modificação: 16/08/2025 21h17
Pesquisa sobre grêmios estudantis marca conclusão de mestrado de egresso de Agroecologia do Campus Baixada do Sol (Transacreana)
ProfEPT_Ifac.jpg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) celebrou, na ultima segunda-feira (11.08), uma conquista para a comunidade acadêmica do campus Baixada do Sol (Transacreana). O ex-aluno do curso técnico em Agroecologia, Osmildo Ferreira da Silva, defendeu com sucesso seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) da instituição.

Ele é o primeiro egresso da unidade a alcançar esse título, abrindo caminhos e inspirando outros jovens do campus a seguir na pesquisa e na educação. “Muito orgulho e também responsabilidade por ser o primeiro a representar, abrir caminhos para outros colegas e mostrar que é possível alcançar o objetivo mesmo diante das dificuldades. Então eu espero poder, por exemplo, inspirar outras pessoas a persistirem em buscar os seus sonhos acadêmicos e também”, afirmou.

Mestre Agrecologia_capa (3).jpeg Mestre Agrecologia_capa (4).jpeg

Osmildo Silva ingressou no Ifac movido pelo interesse em práticas sustentáveis uma vez que antes já havia feito a graduação em Filosofia na Universidade Federal do Acre (Ufac) e também atuava como marceneiro, uma profissão que utiliza materiais da  floresta. “Durante o curso de Agroecologia no campus Baixada do Sol (Transacreana), encontrei professores e colegas que me incentivaram a ampliar meus horizontes acadêmicos. Foi no curso técnico que comecei a entender o impacto da agroecologia não só na produção, mas na vida das pessoas. Isso me motivou a continuar estudando", relembra.

Pesquisa investigou o movimento estudantil - No ProfEPT, Osmildo desenvolveu a pesquisa intitulada "O Movimento Estudantil como Princípio Educativo", que investigou o movimento estudantil no ensino médio no Ifac, buscando contribuir para os estudos sobre movimentos sociais. "Escolhi o tema da dissertação porque eu acredito que ele traz contribuições importantes para os movimentos sociais, inclusive para os grêmios estudantis que são entidades que fazem parte do movimento estudantil secundarista”, conta.

Ao se tornar o primeiro egresso do campus Baixada do Sol (Transacreana) a concluir um mestrado no ProfEPT, Osmildo Silva acredita que esta conquista estimule outros estudantes. "Eu espero que essa conquista inspire outros estudantes a acreditarem no próprio potencial e a buscarem seus objetivos. O primeiro passo é confiar em si mesmo, porque a pessoa que mais precisa acreditar em você é você mesmo. Quando existe essa confiança, boa parte do caminho já está trilhado. Os obstáculos da vida se tornam superáveis justamente porque acreditar em si é o maior instrumento de um vencedor. É isso que desejo que essa conquista desperte, especialmente nos estudantes da região onde o campus está localizado".

Mestre Agrecologia_capa (1).jpeg Mestre Agrecologia_capa (5).jpeg

Com o título de mestre, Osmildo Silva planeja continuar na pesquisa e desenvolver novos projetos. "Pretendo dar continuidade aos meus estudos e, se possível, participar de uma seleção para o doutorado. Quero aprofundar a temática do movimento estudantil com princípio educativo, buscando mais conhecimento e contribuindo de forma significativa com essa pesquisa. Acredito que, ao longo dos quatro anos de doutorado, terei mais tempo para me dedicar às investigações e desenvolver projetos que possam colaborar tanto com a comunidade estudantil quanto com o desenvolvimento da nossa região".

Participaram da Banca Examinadora os docentes Dr. José Júlio César do Nascimento Araújo (Presidente e Orientador); Dra. Josina Maria Pontes Ribeiro (Membro Interno ProfEPT/Ifac); Dr. José Eurico Ramos (Membro externo/Ifam); Dr. Carlos Augusto Gomes de Almeida (Membro externo/Ufam); Dr. Marcondes de Lima Nicácio (Membro Suplente Externo/Campus Cruzeiro do Sul); e Dra. Edilene da Silva Ferreira (Membro Suplente Externo/ProfEP/Ifac).

Agradecimentos - Ao finalizar, Osmildo Silva agradeceu aos docentes do mestrado e à família. "Primeiramente, quero agradecer aos meus colegas professores que ministraram as disciplinas teóricas ao longo do mestrado, sempre me apoiando e incentivando nessa trajetória. Agradeço, de forma muito especial, à minha família, pelo suporte incondicional. Durante esse período, deixamos de compartilhar muitas festividades, viagens e momentos importantes, porque foi necessário priorizar os estudos e a conclusão da pesquisa. Esse apoio e compreensão foram fundamentais para que eu pudesse seguir firme no propósito”.

Ele falou, ainda, da gratidão ao Ifac que ofereceu os recursos e o ambiente necessários para o desenvolvimento acadêmico sem os quais a conclusão do mestrado não seria possível e agradeceu também ao orientador, professor José Júlio César do Nascimento Araújo. Em especial, agradeço ao meu orientador. Como ele mesmo costuma dizer, a relação entre orientador e orientando se assemelha a um casamento, e foi justamente essa parceria, marcada por diálogo, paciência e orientação firme, que tornou viável a realização desta conquista".