Notícias

CAMPUS RIO BRANCO

Alunos dos cursos de Administração e de Recursos Humanos realizam visita técnica ao município de Xapuri

publicado: 23/12/2025 12h33, última modificação: 25/12/2025 12h15
A visita faz parte do projeto de práticas e vivências administrativas realizado no campus Rio Branco
Capa_Xapuri.jpeg

As turmas do 4º período e 8º período do curso superior de Administração, e do curso técnico em Relações Humanas do Instituto Federal do Acre (Ifac), campus Rio Branco, realizaram no dia 02.11.2025 uma visita técnica ao município de Xapuri.

A visita é parte do projeto de vivências e prática aprofundadas administrativas, técnicas, empreendedorismo, gestão e práticas reais organizado pela profa. Kamila Costa, do curso de Bacherado em Administração da unnidade e que ministra a disciplina de Empreendedorismo e com a participação profa. Jessica Holanda, que ministra a disciplina Empresarial II.

WhatsApp Image 2025-12-03 at 12.57.57.jpeg WhatsApp Image 2025-12-03 at 12.57.56 (1).jpeg WhatsApp Image 2025-12-03 at 12.57.58 (3).jpeg

Segundo Kamila Costa, a visita contou com a presença de 34 alunos, divididos entre as três turmas, estavam entusiasmados e participaram ativamente de cada atividade da programação. Ela inda destacou a importância desse tipo de vivência no curso. “Sabemos que o conhecimento prático corresponde a mais de 80% do processo de aprendizagem, e aplicar isso na disciplina com os conceitos de empreendedorismo de base comunitária foi enriquecedor”.

A programação contou com visita à Pousada Chapury, ao museu particular do mestre popular e memória viva da cidade de Xapuri, João Garrinha, que em um bate papo e contação de histórias sobre a formação da cidade e de sua amizade com o ambientalista Chico Mendes, que encantou os alunos.

Os alunos ainda visitaram a Organização em Centros de Atendimento (OCA) Xapuri, onde os alunos puderam conhecer os serviços de atendimento prestados ao público, bem como uma visita ao prédio que é também um patrimônio da cidade com acervo em obras, documentos e fotografias históricas e visita ao museu Casa do Chico Mendes, onde puderam aprofundar mais sobre a história do ambientalista.

Em seguida visitaram a Cooperacre, onde os alunos participaram de uma palestra dos cooperados, falando sobre todo o processo de manufatura, logística e precificação e vendas a produção de seus produtos e acompanharam a história da tacacazeira Dona Natália, que tem um empreendimento de base comunitária, é também mestre popular e memória viva da cidade e será tombada como patrimônio imaterial do município no ofício de tacacazeira.

Além de realizarem um pequeno tour pela cidade conhecendo outros pontos turísticos como a igreja de São Sebastião, a nova e recém-inaugurada ponte da Sibéria e a praça central da cidade.

WhatsApp Image 2025-12-03 at 12.57.58 (1).jpeg  WhatsApp Image 2025-12-03 at 12.57.57 (2).jpeg

A atividade contou ainda com o apoio da superintendente interina do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional no Acre (Iphan), Antônia Damasceno, e  da socióloga acreana, Jayce Brasil, que é uma entusiasta da Educação Popular aplicada nos espaços de produção de conhecimento.

Jayce Brasil conduziu a atividade, acrescentando perspectivas de valorização social e cultural dos locais visitados e pessoas ouvidas. Isso deu mais sentido à programação e sem dúvidas, possibilitou aos discentes perceberem toda a potência que existe no município de Xapuri.

(Caru Rabelo, sob orientação de Evaldo Preira Ribeiro, e fotos e informações de Pollyana Rufino)