Notícias
EXTENSÃO
Ifac certifica 52 alunas do Programa Mulheres Mil em parceria com a vice-governadora Mailza Assis
O Instituto Federal do Acre (Ifac), através da Pró-reitoria de Extensão (Proex), em parceria com o gabinete da vice-governadora Mailza Assis e com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou, na segunda-feira (22.12) e na terça-feira (23.12), a certificação das participantes do Programa Mulheres Mil.

As ações marcaram a conclusão de cursos de Cuidadora de Idosos e Microempreendedor Individual voltados à qualificação profissional e à geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Os eventos aconteceram no auditório da Reitoria do Ifac (22) e no auditório da Escola Raimunda Pará (23.12), na Cidade do Povo, este último com o apoio da gestora da unidade, Sannye Pires e a presença da vice-governadora Mailza Assis.

Durante a cerimônia, a vice-governadora Mailza Assis e o reitor do Ifac, prof. Fábio Storch, realizaram a entrega dos certificados de conclusão do curso de Empreendedor Individual às 24 concluintes. O Programa Mulheres Mil é promovido pelo Ifac e tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres à educação profissional, estimulando a autonomia econômica, a inserção no mercado de trabalho e a melhoria das condições de vida.
Qualificação que transforma realidades - Além da certificação no dia 23, outras 28 mulheres concluíram o curso de Cuidadora de Idosos, na segunda-feira (22.12) ofertado na Escola Zuleide Pereira, no bairro Vila Acre. A formação ampliou as possibilidades de atuação profissional das participantes em uma área com alta demanda social.

Durante os eventos, a SEASDH também entregou o kit do Guarda-Roupa Social, para todas as certificandas das escolas Frei Heitor e Zuleide Pereira, iniciativa que busca promover dignidade e bem-estar às participantes neste período de fim de ano. A ação foi avaliada positivamente pelas mulheres atendidas.
O reitor do Ifac, Fábio Storch, destacou que o foco do programa é apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade social em todo o estado. “A realização desses cursos é graças a uma parceria importante com o Governo do Estado, por meio do gabinete da nossa vice-governadora, que tem potencializado oportunidades para as mulheres que mais precisam”.

A vice-governadora Mailza Assis, que também responde pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, ressaltou o simbolismo do momento para as concluintes. “Estamos celebrando conquistas, superações e novos começos. Quando uma mulher tem acesso à educação e à qualificação, ela transforma a própria vida e também o seu entorno”, destacou.

Segundo ela, o certificado representa mais do que a conclusão de um curso. “Vocês chegaram até aqui com coragem, dedicação e vontade de mudar a própria história. Esse certificado simboliza esforço, aprendizado e, principalmente, autonomia”, completou.
Fortalecimento das políticas públicas - Mailza Assis também agradeceu ao reitor e à equipe do Ifac pelo comprometimento com o programa. “O Instituto Federal do Acre abraçou essa iniciativa com seriedade, sensibilidade e compromisso com a educação pública de qualidade”, concluiu.

A coordenadora do Programa Mulheres Mil na SEASDH, Lidiane Alves, reforçou a importância da iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no estado. “Os cursos ofertados pelo Ifac contribuem diretamente para a efetivação dessas políticas. Após a conclusão, as participantes são inseridas no mercado de trabalho, o que reduz a vulnerabilidade social e permite que o Estado cumpra seu papel de formular e implementar políticas públicas”, explicou.
Parceria com a comunidade escolar - Durante a certificação, o professor Antonio Francisco da Silva de Lima, diretor da Escola Frei Heitor, onde foi ministrado o curso de Microempreendedor Individual, destacou a relevância da parceria com o Ifac.

Segundo ele, a colaboração é essencial para a comunidade, pois fortalece os laços sociais e amplia as oportunidades de desenvolvimento. “A escola entende a necessidade de apoiar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento social. Ao oferecer cursos como o de Microempreendedor Individual, o Ifac abre novas perspectivas e gera oportunidades concretas, tornando essas ações extremamente importantes para a comunidade”, afirmou.
(Com informações de Janine Brasil, colaboração de Carolina Torres/SEASDH e fotos de Devanir Nascimento de Araújo)