Notícias
EXTENSÃO
Ifac realiza certificação conjunta dos programas Mulheres Mil e Partiu IF em Sena Madureira
O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio do campus Sena Madureira, realizou na segunda-feira (15.12) a solenidade conjunta de certificação dos programas Mulheres Mil e Partiu IF. O evento reafirmou o compromisso da instituição com as políticas públicas federais voltadas à inclusão social, à promoção da igualdade de gênero e à ampliação do acesso à educação pública e de qualidade.
O Programa Mulheres Mil é destinado a mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social, promovendo formação profissional, autonomia e fortalecimento da cidadania. Já o Projeto Partiu IF tem como foco estudantes do 9º ano da rede pública, oferecendo aulas de reforço em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, com o objetivo de prepará-los para o ingresso no Ensino Médio Técnico dos Institutos Federais, priorizando alunos negros, indígenas e de baixa renda.

Na ocasião, as concluintes do Programa Mulheres Mil receberam kits do Guarda-Roupa Social, contendo cinco peças de vestuário novas, oriundas de apreensões da Receita Federal. A ação integra o programa Juntos pelo Acre, que promove dignidade e bem-estar à população em situação de vulnerabilidade social.
Durante a cerimônia, o reitor do Ifac, Fábio Storch, destacou os resultados alcançados em 2025 e o impacto das ações desenvolvidas no município. “Acredito que encerramos 2025 com muita alegria e a paz do dever cumprido. No Mulheres Mil, estamos certificando 86 mulheres, das 90 vagas ofertadas. No Partiu IF, das 40 vagas disponíveis, 38 jovens concluíram o curso. Isso demonstra um baixíssimo índice de evasão e reforça a confiança da população na qualificação e nos cursos que o Ifac oferece à sociedade”, afirmou.

O reitor também parabenizou a equipe do campus Sena Madureira e reforçou o compromisso da instituição com o município. “Quero parabenizar toda a equipe do campus Sena Madureira, liderada pelo diretor Daryl de Oliveira Abejdid, pelos coordenadores adjuntos e pela coordenação local. Em 2026, continuaremos trazendo boas oportunidades para Sena Madureira”, completou.
Autoridades destacam relevância do Ifac no município - O prefeito de Sena Madureira, Gerlen Diniz, ressaltou a importância do campus do Ifac para o desenvolvimento social e educacional da cidade. “Sena Madureira tem a satisfação de sediar um campus do Ifac, que conta com profissionais altamente qualificados e atende quase mil alunos”, destacou.
O gestor também enfatizou o impacto do Programa Mulheres Mil no contexto social do município. “Esse programa é extremamente importante, especialmente em uma cidade onde 69% das famílias recebem o Bolsa Família e 82% estão no CadÚnico. Ver mulheres sendo qualificadas, recebendo bolsa e conquistando novas oportunidades é motivo de orgulho”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Sena Madureira, Charmes Diniz, também destacou a importância do Ifac para a região. “A presença do Ifac representa um marco para o desenvolvimento técnico e profissional do nosso município. A instituição gera oportunidades para os jovens e, mais recentemente, para as mulheres atendidas pelo Mulheres Mil”, disse.
Ele ressaltou ainda a parceria entre a Câmara, a Prefeitura e o Instituto. “Essa união é essencial para o sucesso das iniciativas. Sena Madureira é grata ao Ifac pelos benefícios gerados à população, especialmente àqueles que mais precisam”, completou.
Parceria com o Governo do Estado fortalece ações - O reitor Fábio Storch também enfatizou a importância da parceria com o Governo do Estado, por meio do Gabinete da Vice-Governadora e da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH). “A união com o Gabinete da Vice-Governadora e com a Secretaria de Assistência Social foi essencial para o sucesso do Mulheres Mil. A proposta é levar essas oportunidades a quem mais precisa, evitando que o Ifac fique restrito aos seus muros”, afirmou.

A coordenadora do Mulheres Mil na SEASDH, Lidiane Alves, destacou o papel do Vestuário Social nas cerimônias de certificação. “O Vestuário Social é uma iniciativa da vice-governadora Mailza Assis. Cada participante recebe um kit com cinco peças de roupas novas, todas com etiqueta, selecionadas de acordo com o tamanho de cada mulher. Isso tem gerado um impacto muito significativo na vida das participantes”, explicou.
Entre as concluintes do Mulheres Mil, Andressa Pereira da Silva, formada no curso de Cuidador Infantil, relatou a importância da oportunidade. “Foi muito importante para mim. Eu estava afastada dos estudos há mais de quinze anos e aprendi muito, principalmente sobre cuidados e primeiros socorros. O curso abriu novas oportunidades”, afirmou. “O kit do vestuário social é excelente. Achei tudo muito bonito e fiquei muito feliz”, completou.
Resultados expressivos do Partiu IF - A diretora de Extensão Tecnológica Alana Chocorosqui Fernandes, que representou a Pró-reitora de Extensão, Luana Melo, avaliou positivamente os resultados dos programas. “O Partiu IF, criado em 2025, já demonstra resultados expressivos. Temos alunos ingressando no Ifac ainda neste ano. No Mulheres Mil, estamos na 4º Ciclo, impactando não apenas as mulheres, mas também suas famílias e comunidades”, destacou.

Segundo a coordenadora institucional do Partiu IF, Janaina Felix, no campus Sena Madureira cerca de 66% dos 38 alunos foram aprovados, enquanto os demais integram o cadastro de reserva. Entre as aprovadas está Ariane Oliveira de Carvalho, selecionada para o curso Técnico em Informática.
A mãe da estudante, Auricélia Lima de Oliveira Carvalho, comemorou a conquista. “Estamos muito felizes e gratos a Deus. Apesar das dificuldades de morarmos longe e do deslocamento, sempre acreditamos na importância desse curso para o futuro dela”, disse. “Minha filha conquistou a vaga em Informática pela ampla concorrência. Temos fé de que ela superará todos os desafios e terá um futuro promissor”, concluiu.
(Fotos Devanir Nascimento de Araújo/Programa Mulheres Mil)