Notícias
EXTENSÃO
Partiu IF amplia horizontes e certifica estudantes do ensino fundamental em Rio Branco
O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), realizou na segunda-feira (22.12), no auditório da Reitoria, a cerimônia de certificação de estudantes do ensino fundamental participantes do Programa Partiu IF. O evento marcou a conclusão de duas turmas formadas nas escolas Serafim da Silva Salgado e Lindaura Leitão, ambas em Rio Branco.
As turmas foram desenvolvidas pelos campi Rio Branco e Baixada do Sol (Transacreana). A certificação contou ainda com a presença de alunas do Programa Mulheres Mil, do curso de Cuidadora de Idosos, ofertado na Escola Zuleide Pereira, no bairro Vila Acre, fortalecendo a integração entre as ações de extensão do Ifac.

Fomentado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), o Programa Partiu IF tem ampliado as oportunidades de formação em todo o país. No Acre, o Ifac é responsável pela implantação do programa, com uma turma em cada campus, atendendo Rio Branco, Xapuri, Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.
Formação ofertada pelos campi e integração de programas - A abertura do evento foi marcada por apresentações culturais. A professora Ianna Sara, do Programa Mulheres Mil, e o docente de música do campus Baixada do Sol (Transacreana), Jânio Teixeira, interpretaram três canções que encantaram o público. Em seguida, Anselmo Félix apresentou peças ao clarinete, incluindo músicas com temas do cinema.

A coordenadora institucional do Partiu IF no Ifac, Janaina Bezerra de Freitas Félix, destacou o êxito da iniciativa. “Concluímos mais duas turmas em Rio Branco. Agradecemos a parceria com as escolas, aos diretores dos campi e a participação de professores, coordenadores pedagógicos e monitores”, afirmou.

A pró-reitora de Extensão, Luana Melo, destacou que a certificação do Programa Partiu IF representa o cumprimento do papel da extensão ao levar a educação para além dos muros da instituição.
Segundo Luana, a iniciativa aproxima o Ifac da comunidade, amplia horizontes e fortalece as trajetórias dos estudantes, que passam a enxergar novas possibilidades por meio da educação pública. “A certificação simboliza exatamente esse compromisso da extensão: estar próxima da comunidade e contribuir para que nossos estudantes visualizem novos caminhos e oportunidades a partir da educação pública”, afirmou.
Impacto direto na trajetória dos estudantes - Representando a Escola Serafim da Silva Salgado, a coordenadora de Ensino Egina Carli de Araújo Fernandes afirmou que os estudantes participaram ativamente das aulas e celebraram a certificação. “Eles desfrutaram intensamente da experiência. Hoje, recebem o certificado com grande satisfação”, destacou.

Segundo a coordenadora, alguns alunos já foram selecionados para estudar no Ifac, onde cursarão o ensino médio. “Mesmo os que não ingressarem no Instituto seguirão para outras instituições com uma bagagem de conhecimento significativamente ampliada”, avaliou.
Combate à vulnerabilidade e fortalecimento da comunidade - O diretor interino da Escola Lindaura Leitão, Eliézio da Silva Bezerra, destacou a relevância da parceria para o enfrentamento da vulnerabilidade social. “O acesso ao ensino público de qualidade, especialmente em instituições federais com profissionais altamente qualificados, é fundamental. A assistência integral oferecida faz toda a diferença”, afirmou.

Ele também ressaltou o envolvimento da comunidade, que vê a parceria com otimismo. “Muitos alunos não teriam acesso a atividades extracurriculares, informações e aulas como essas. O programa promove desenvolvimento educacional e social”, disse. Para o gestor, a expectativa é de ampliação da iniciativa. “Esperamos que o programa chegue a mais escolas. É uma experiência enriquecedora para os alunos e para a comunidade”.
(Fotos de Devanir Nascimento de Araújo)