Notícias

Conc&T

Proex destaca força da extensão no X Conc&T com cultura e diálogo com a sociedade

publicado: 13/12/2025 08h52, última modificação: 13/12/2025 11h43
Palco cultural, mostra de extensão, mesas de egressos, programas Mulheres Mil, Partiu IF, PNCC e parcerias externas marcaram a participação da Pró-Reitoria de Extensão no congresso realizado de 9 a 11 de dezembro, na Reitoria do Ifac
Proex_Conc&T_capa.jpg

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal do Acre (Ifac) esteve presente no X Congresso de Ciência e Tecnologia (Conc&T), realizado entre os dias 9 e 11 de dezembro de 2025, na Reitoria da instituição. Ao longo da programação, a extensão ocupou diferentes espaços do evento, evidenciando sua integração com o ensino e a pesquisa e seu compromisso com a sociedade.

Um dos pontos altos da atuação da Proex foi o Palco Cultural, pensado a partir das ações de extensão institucionalizadas nos campi. Para o coordenador de Arte, Cultura e Cidadania da Proex, Jânio Carlos Ramos Teixeira, o espaço cumpriu o papel de dar visibilidade à diversidade cultural produzida no Ifac. “O palco cultural foi pensado nas ações de extensão institucionalizadas pelos campi”.

Proex_Conc&T (4).jpeg  Proex_Conc&T (13).jpeg

Palco cultural valoriza ações extensionistas - Segundo Jânio Teixeira, as ações no Palco Cultural tiveram participação dos alunos e professores envolvidos. “Queremos destacar as apresentações do projeto Grupo Vocal e Instrumental do campus Cruzeiro do Sul, coordenado pelo professor Emerson Gaspar, ressaltando a resiliência e a vontade de enfrentar mais de 640 km de BR para estar conosco nesse momento ímpar”, destacou Jânio.

Proex_Conc&T (8).jpg  Proex_Conc&T (7).jpg

Ele também ressaltou outras apresentações que marcaram a programação cultural do congresso. “Destaco a roda de capoeira coordenada pelo professor Cledir Amaral, do campus Rio Branco, a participação do professor-artista Darueck Campos, com suas canções empolgantes e, ainda, a apresentação do professor Romualdo Medeiros, com um duo de flauta e piano de música barroca”, completou.

Os visitantes acompanharam, ainda, as atividades realizadas pelos projetos de extensão como o Planetário e Circuito de Ciências, além do Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC) com a presença dos agentes territoriais com atuação nos campi do Ifac.

Proex_Conc&T (14).jpg  Proex_Conc&T (5).jpeg 

Segundo o coordenador, a presença de parceiros externos fortaleceu ainda mais o evento. “Convidamos parceiros importantes do cenário cultural do estado, como Diogo Soares, que representou o Sebrae nas rodas de conversa e também realizou uma apresentação musical, além do grupo Dulcistas, com uma bela apresentação por meio de flautas, e da Associação Acreana de Hip-Hop, que trouxe a linguagem urbana para o nosso congresso. Essa diversidade deu o tom do X Conc&T”, avaliou.

Proex_Conc&T (1).jpeg  Proex_Conc&T (10).jpg 

Mostra de Extensão e encontro de egressos - Outro eixo importante da participação da Proex foi a Mostra de Extensão e a organização do encontro de egressos, ações avaliadas de forma bastante positiva pela diretora de Extensão Tecnológica, Alana Chocorosqui Fernandes. “Avalio que nossa participação no evento foi extremamente positiva. A Pró-Reitoria de Extensão colaborou ativamente na elaboração da programação, que incluiu palestras, oficinas e atividades culturais”, afirmou.

De acordo com Alana, o encontro de egressos foi um dos momentos mais significativos do congresso. “Foram realizadas três mesas redondas em que egressos compartilharam suas experiências no mercado de trabalho. Uma delas contou com duas representantes do programa Mulheres Mil, que relataram o impacto do Ifac em suas vidas, proporcionando um momento emocionante”, relatou.

Proex_Conc&T (2).jpeg  Proex_Conc&T (12).jpeg

Ela também destacou a diversidade de trajetórias apresentadas. “Tivemos egressos que hoje são servidores do Ifac, recém-formados que já atuam no mercado de trabalho e outros aprovados em instituições como a Ufac, inclusive um aluno aprovado em medicina. Todos reforçaram a importância do Ifac em suas trajetórias”, acrescentou.

Sobre a Mostra de Extensão, a diretora ressaltou os números expressivos. “Recebemos mais de 70 trabalhos submetidos, com 61 banners apresentados. Foi um resultado muito expressivo, que permitiu aos extensionistas demonstrarem os resultados alcançados nos nossos editais. Em suma, o evento foi muito proveitoso para a extensão”, avaliou.

Proex_Conc&T (11).jpg  Proex_Conc&T (3).jpeg

Avaliação institucional da Proex - Ao final do congresso, a pró-reitora de Extensão, Luana Oliveira de Melo, fez uma avaliação geral da participação da Proex no X Conc&T, destacando a presença da extensão em todos os espaços do evento. “Ao longo do evento, acompanhamos cada espaço do congresso e pudemos ver, de forma muito concreta, os resultados dos trabalhos de extensão desenvolvidos na instituição”, afirmou.

Segundo a pró-reitora, a Proex esteve presente de forma transversal na programação. “Estivemos no palco cultural, no estande com nossos programas, nas apresentações de banners, na mesa de egressos, além das palestras e oficinas. Foram momentos muito ricos de troca, aprendizado e valorização das ações de extensão”, destacou.

Proex_Conc&T (9).jpg  Proex_Conc&T (6).jpg

Luana ressaltou ainda o papel estratégico da extensão para a missão institucional do Ifac. “Vimos programas, projetos e ações ganharem vida, construídos com dedicação por servidores, estudantes e parceiros, evidenciando a força da extensão como parte essencial da missão institucional do Ifac e sua articulação com o ensino e a pesquisa”, avaliou.

Para a pró-reitora, a participação da comunidade foi um dos aspectos mais significativos do congresso. “Foi muito importante ver a comunidade presente, participando e dialogando conosco. Isso reforça que a extensão leva o Ifac para além dos muros e se consolida como ponte entre a instituição e a sociedade, promovendo troca de saberes e transformação social”, concluiu.

(Fotos: Luciano Cezário/DSCOM)