Notícias

EXTENSÃO

Programa Juntos Pelo Acre atende alunas do Programa Mulheres Mil em Xapuri

publicado: 20/12/2025 11h48, última modificação: 25/12/2025 12h55
Certificação foi cancelada por consenso institucional após o falecimento da docente Juliana Santos de Souza Cunha, coordenadora do curso Integrado de Alimentos; ação reafirmou compromisso com inclusão social e apoio às mulheres
Guarda-roupa social_Xapuri_capa.jpeg

Foto: Neto Lucena/Secom

Mesmo com o cancelamento da certificação em razão do falecimento da coordenadora do curso de Alimentos, professora Juliana Santos, docente do campus Xapuri, o Programa Juntos Pelo Acre manteve o atendimento às alunas do Programa Mulheres Mil no município, nesta sexta-feira (19.12).

Por consenso entre o diretor-geral do campus Xapuri, prof. Sérgio Luiz Pereira Nunes, e a coordenadora-geral da equipe sistêmica do programa, Silvania da Silva Souza, e após consulta ao reitor Fábio Storch e à pró-reitora de Extensão, Luana Melo, ficou definido que o momento não era adequado para a realização da solenidade de certificação.

Assim, o evento, que contaria com a presença da vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social, Mailza Assis, foi cancelado em homenagem e respeito à trajetória e à memória da docente. Uma nova data será oportunamente agendada e comunicada às participantes do programa.

Parceria que transforma vidas - A vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social, Mailza Assis, destacou a relevância do Programa Mulheres Mil para a promoção da inclusão social. “O Mulheres Mil visa à capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social e representa uma importante parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Federal do Acre”, afirmou.

Segundo ela, a cooperação entre o Ifac, o governo estadual e demais parceiros amplia o alcance das ações e potencializa os resultados. “Em Xapuri, 106 mulheres iniciaram sua participação no programa, com a oportunidade de alcançar autonomia financeira e fortalecer vínculos sociais. Trata-se de uma iniciativa de grande relevância social”, completou.

Em nome do governo estadual e do Ifac, Mailza Assis agradeceu ao prefeito Maxsuel Maia Pereira e à equipe municipal pela parceria. “Seguimos juntos, firmes no compromisso de trabalhar em prol da população”, ressaltou.

Inclusão com dignidade - O reitor do Ifac, Fábio Storch, enfatizou os avanços da parceria ao longo do ano e a ampliação das ações no município. “Finalizamos o ano avançando na parceria com o gabinete da vice-governadora, agora também em Xapuri. Tivemos a inclusão de uma atividade chamada guarda-roupa social, com a entrega de vestuário às mulheres que concluem o curso”, explicou.

De acordo com o reitor, as peças entregues são novas e representam mais do que um benefício material. “É um vestuário que traz dignidade e fortalece a autoestima das mulheres que estão concluindo o curso”, disse.

Ele também destacou a parceria contínua com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), responsável, ao longo do ano, pelo apoio na seleção das participantes. “Quero agradecer, em nome do Ifac, à secretária e vice-governadora Mailza Assis por mais um ano de parcerias e pelo trabalho conjunto também aqui no município”, concluiu o reitor.

registrado em: