Notícias

Campus Tarauacá

Estudantes de Histologia aplicam metodologias ativas em aulas práticas

publicado: 01/07/2025 09h25, última modificação: 01/07/2025 10h24
Atividade do componente curricular ocorreu no campus Tarauacá e promoveu a integração entre teoria e prática
Metodogias ativas (capa).jpg

Com foco na formação crítica e prática de futuros professores, estudantes do 3º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Acre (Ifac), campus Tarauacá, realizaram, por meio da disciplina de Histologia Animal, uma experiência inovadora que integrou teoria e prática em sala de aula.

A atividade foi coordenada pelo docente da disiplina, Igor Rechetnicow Alves Sant'Anna, que buscou integrar conteúdos teóricos com metodologias ativas e alternativas, estimulando o protagonismo dos licenciandos em sala de aula. Realizada durante a carga horária do PCC da disciplina, que compreende 12 aulas, a atividade foi desenvolvida no período de 15 a 30 de maio deste ano.

Metodogias ativas (1).jpg Metodogias ativas (2).jpg

Inspirada nos pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE), a proposta da PCC considera a escola e a prática docente como espaços de produção de saberes e reflexão profissional. "O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) reforça esse princípio ao prever a vivência de situações reais que articulem os conhecimentos adquiridos ao longo da formação com a prática educativa", destaca o docente.

Segundo o Igor Sant'Anna, os alunos foram organizados em dez grupos, sendo cada um responsável por um conteúdo relacionado a tecidos e sistemas humanos e por aplicar uma metodologia ativa ou alternativa. Entre os temas abordados estavam tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e sistemas como o nervoso e o muscular. "Já as metodologias utilizadas incluíram mapas mentais, jogos educativos, charadas, aulas expositivas dialogadas, modelos didáticos, dinâmicas e vídeos", disse.

A prática resultou na produção de aulas criativas, com avaliações inovadoras elaboradas pelos próprios estudantes, fortalecendo não apenas os conhecimentos científicos, mas também habilidades pedagógicas essenciais à atuação docente. "A experiência reafirma o papel do licenciando como autor de sua formação, promovendo a integração entre teoria, prática e inovação na educação" enfatizou Igor Sant'Anna.

Metodogias ativas (3).jpg 

Impacto positivo de dinâmicas inovadoras - As apresentações diferenciadas despertaram engajamento da turma, estimularam habilidades docentes e ajudaram a vencer a timidez. O estudante Tarique Rebouça de Souza relatou uma experiência transformadora vivida durante as aulas de Histologia, em que a aplicação de dinâmicas inovadoras substituiu o tradicional formato de apresentações com slides.

Segundo ele, as atividades práticas e interativas, como o uso do novelo de lã para estimular a participação coletiva, envolveram todos os alunos e tornaram o processo de aprendizagem mais leve, participativo e eficaz. “Foi algo que realmente nos libertou daquela rotina monótona dos slides. A turma se sentiu mais à vontade para apresentar, propor ideias e interagir”, afirmou Tarique.

As dinâmicas permitiram que os estudantes desenvolvessem habilidades didáticas fundamentais para o curso de Licenciatura, estimulando a criatividade e a segurança na condução de atividades em sala de aula.

O estudante também destacou que a metodologia aplicada contribuiu para a superação da timidez de alguns colegas, promovendo uma participação mais ativa e confiante. “Foi um diferencial. Todo mundo aprovou, e ao final ficou claro que foi algo grandioso, onde todos aprenderam juntos e cresceram enquanto futuros professores”, concluiu.

(Com informaçaões e fotos do docente Igor Sant'Anna, do campus Tarauacá)