Notícias

Notícias

Ifac inaugura novo laboratório maker em escola estadual de Rio Branco

publicado: 18/07/2025 13h48, última modificação: 19/07/2025 11h33
O espaço faz parte do projeto nacional +Ciência da Escola; escolas em Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri também receberam os equipamentos
imagens_materias_capa - 2025-07-18T113839.634.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou a inauguração de um novo laboratório maker na Escola Estadual Clínio Brandão, em Rio Branco. O espaço, que faz parte do projeto +Ciência na Escola, busca transforar a experiência educacional, com foco na inovação e tecnologia, além de estimular a cultura digital na educação básica.

IMG_0546.JPG  IMG_0569.JPG

Além da unidade na capital acreana, as instituições escolares Tupanir Gaudêncio da Costa (Tarauacá), Fontenele de Castro (Sena Madureira), Anthero Soares (Xapuri) e Plácido de Castro (Cruzeiro do Sul) também receberam as novas estruturas makers. Cada local foi equipado com kits de robótica, notebooks, impressoras 3D, roteador, TV monitor, mobiliário, além de formação para professores e estudantes em tecnologias digitais, fabricação digital e robótica educacional.

IMG_0613.JPG

IMG_0619.JPG  IMG_0623.JPG

IMG_0245.JPG  IMG_0294.JPG

No Acre, o projeto +Ciência na Escola já soma R$ 500 mil em investimentos. O recurso, utilizado na estruturação dos espaços e compra de equipamentos, também está sendo destinado para o pagamento de bolsas aos professores e estudantes que vão atuar junto aos laboratórios makers.

“Nesse momento, estamos na fase de inaugurações. No próximo mês, iremos iniciar as capacitações, que serão direcionadas aos estudantes e professores das escolas beneficiadas. A ideia é trabalhar de forma que essas equipes consigam aprender os diversos conhecimentos e depois sejam replicadoras dentro das escolas. As capacitações vão contemplar as áreas de robótica, programação e gamificação, e impressão 3D”, destacou William Maia, professor do Ifac e coordenador do +Ciências na Escola no Acre.

IMG_0301.JPG

Ainda de acordo com o docente, a ideia é que, ao final do ano, seja realizado o “Maker Day”, uma feira de exposição com os trabalhos que serão desenvolvidos pelos estudantes e professores das escolas participantes do projeto.  

Ismênia Marques, que é diretora da escola estadual Clínio Brandão, destacou a oportunidade de ter a unidade como uma das instituições públicas contempladas com o projeto. “É um momento inovador que o Ifac está criando para que os nossos alunos. Com esse espaço, vamos desenvolver tecnologia, inovação, criar e colocar a mão na massa para ampliar ainda mais novos aprendizados e saberes pedagógicos”.

IMG_0337.JPG

José Vitor, estudantes do 8º ano da Escola Clínio Brandão, participou do momento de inauguração, junto com os colegas de turma e ressaltou os aprendizados futuros no novo laboratório. “Aqui não será apenas um local físico, mas um portal o futuro, onde a criatividade e a curiosidade se encontram para construir novas possibilidades. Esse momento, representa um marco importante em nossa jornada educacional. Nessa sala teremos a oportunidade de explorar o mundo da programação, da eletrônica e mecânica, aprendendo a construir, programar e interagir com robôs. Agradecemos a todos que tornaram esse sonho possível”. 

IMG_0546.JPG

Para o reitor do Ifac, Fábio Storch, a inauguração é reflexo do compromisso que o Instituto mantém com a comunidade em prol da educação. “A inauguramos do laboratório maker, na Escola na Escola Clínio Brandão, um espaço que renova nossa esperança no poder transformador da educação. O +Ciência da Escola é um importante projeto do Governo Federal e que o Ifac abraçou. Seguimos com o propósito de investir no futuro dos nossos jovens”.