Notícias
Ensino
Cread realiza formação pedagógica de professores e tutores para expansão da EPT
O Centro de Referência em Educação a Distância e Formação Continuada (Cread), em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal do Acre (Ifac), realizou na quarta-feira (25.06) formação pedagógica voltada a professores e tutores que atuarão no Programa Formar para Incluir. A ação tem como objetivo preparar as equipes para a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) nos eixos de Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos, com carga horária de 180 horas cada, voltados a moradores dos 22 municípios do Acre.
A iniciativa é fruto de emenda parlamentar da deputada federal Meire Serafim e será coordenada academicamente pelo campus Sena Madureira. Os cursos visam qualificar servidores municipais e estaduais, além de ampliar o acesso à educação profissional no Estado por meio da modalidade a distância. Os cursos têm previsão de início para o segundo semestre de 2025, com atendimento prioritário a servidores públicos e trabalhadores que buscam qualificação para o mercado.
Importância da formação - Durante a formação, os participantes foram orientados sobre práticas pedagógicas, metodologias ativas e estratégias de ensino on-line. Para o coordenador geral do programa, Mário Sérgio Pedroza Lobão, a ação representa um passo importante na democratização da educação. “Estar à frente do Formar para Incluir é uma enorme satisfação, especialmente por liderar uma estratégia de expansão da Educação Profissional no Acre. Agradeço ao nosso reitor Fábio Storch pelo convite e pela confiança para esta missão institucional”.

Lobão destacou ainda que o programa tem grande potencial de impacto social. “Esta formação é uma oportunidade de mostrar aos profissionais envolvidos a relevância do projeto na transformação de realidades locais. Vamos contar com uma equipe multiprofissional, formada por técnicos e docentes de vários campi, comprometida com uma oferta acessível, de qualidade e alinhada ao desenvolvimento sustentável”.
O diretor sistêmico do Cread, professor Rodrigo Silva Souza, também participou da atividade e avaliou positivamente a iniciativa. “Foi uma honra conduzir essa formação com os docentes e tutores. Estamos confiantes de que essa oferta atenderá com qualidade a uma demanda concreta do campus Sena Madureira e da população acreana, especialmente na área de Gestão de Negócios”.
O docente EBTT de Administração, Everaldo Araújo Ferreira, que atuará nos dois cursos do Programa Formar para Incluir com sete componentes curriculares da área de Gestão e Negócios, destacou a relevância da iniciativa durante a primeira reunião pedagógica realizada no dia 25 de junho de 2025. “Foi com grande alegria que participei da reunião de abertura do programa. Gostaria de agradecer ao coordenador geral, professor Dr. Mário Sérgio Pedroza Lobão, pela competência e compromisso com a condução desta importante ação. Também agradeço ao professor Rodrigo Silva pela expertise e domínio das ferramentas da educação a distância”, afirmou.
(Com informações e fotos da coordenação do Programa Formar para Incluir)