Notícias
Campus Rio Branco
Estudantes de Administração do Ifac realizam visita técnica à empresa Albuquerque Engenharia

Alunos do curso Técnico Subsequente em Administração do campus Rio Branco do Instituto Federal do Acre (Ifac) participaram de uma visita técnica à empresa Albuquerque Engenharia, referência no setor imobiliário acreano. A atividade ocorreu no dia 6 de junho e envolveu estudantes dos três períodos do curso, vinculados às disciplinas Fundamentos de Economia (1º período), Gestão da Qualidade (2º período) e Planejamento Estratégico (3º período).
O principal objetivo da visita foi apresentar aos estudantes a importância da área administrativa e suas diversas possibilidades de atuação dentro de uma empresa privada. Os alunos foram recepcionados pelo administrador Hélio Viana Júnior, profissional com mais de 20 anos de experiência no setor, que compartilhou sua trajetória e abordou a estrutura organizacional da empresa, destacando o papel fundamental do administrador e do técnico em administração para o sucesso corporativo.
Durante a atividade, os estudantes conheceram todos os setores da Albuquerque Engenharia, acompanhando desde o planejamento de um novo empreendimento até sua execução e posterior comercialização. A vivência possibilitou a aplicação prática dos conteúdos discutidos em sala de aula, reforçando o aprendizado sobre processos administrativos, planejamento estratégico, qualidade, atendimento ao cliente e análise de mercado.
Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer os sócios-proprietários da empresa, João Albuquerque e João Eduardo Albuquerque, pai e filho, que lideram a empresa há mais de 40 anos no mercado acreano. Além disso, visitaram o ambiente onde está sendo lançado um novo empreendimento, montado em tamanho real como modelo para clientes - uma estratégia de marketing que reforça a importância da apresentação visual e da experiência de consumo.
A visita técnica evidenciou a importância de aspectos como atendimento de excelência, leitura de mercado, organização contábil-financeira e planejamento estratégico como diferenciais competitivos. A interação direta com os profissionais da área permitiu uma imersão na realidade do setor, enriquecendo a formação dos estudantes.
Agradecimentos - O professor Jhon Kennedy Severino Salvino, responsável pelas disciplinas Gestão da Qualidade (2º período) e Planejamento Estratégico (3º período), agradeceu aos alunos pela participação na visita, mesmo em horário de contraturno. “A atividade foi extremamente valiosa para compreendermos, na prática, a importância de uma boa gestão da qualidade e de um planejamento estratégico eficaz, fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento”.
Ele agradeceu, ainda, ao coordenador do curso, professor Mário Sérgio Pedroza Lobão, pela iniciativa e condução da atividade, e à empresa Albuquerque Engenharia, pela receptividade e comprometimento com a formação técnica. “Foi um dia inspirador que certamente marcará a trajetória educacional dos nossos alunos”.
A aluna Milena da Silva Martins, do 1º período do curso Técnico em Administração, destacou o apoio recebido durante a visita. “Gostaria de agradecer pela visita técnica e pelo apoio da Coordenação e dos professores durante todo o percurso. Sabemos que não é fácil organizar essas oportunidades, e essa experiência foi muito enriquecedora. Mesmo no início do curso, já tivemos uma noção real do que é ser um Técnico em Administração”.
Milena afirmou que a visita motivou todos os participantes e mostrou o quanto é essencial unir teoria e prática. “Foi inspirador conhecer profissionais como o senhor Hélio Viana Júnior e ver de perto o envolvimento dos empresários João e João Eduardo Albuquerque com a formação de novos profissionais para o mercado acreano”.
(Com informações e fotos do campus Rio Branco)