Notícias
Ensino
Ifac participa de seminário de elaboração do novo Plano Nacional de Educação
Estudantes e servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac) estiveram presente no seminário para elaboração do novo Plano Nacional de Educação realizado, na última sexta-feira (26.06), em Rio Branco. O evento marcou mais um movimento em prol da construção de novos objetivos e metas para a educação brasileira até 2034.
Coordenado pela deputada federal Socorro Neri, vice-presidente da comissão especial da Câmara dos Deputados sobre o Plano Nacional de Educação 2024-2034, o evento contou ainda com a participação de entidades e organizações educacionais, órgãos estaduais e instituições de ensino.
Reitor do Ifac, Fábio Storch, participou da atividade e em seu pronunciamento ressaltou o Fator Amazônico como pauta necessária para avaliação. Também conhecido como “Custo Amazônico”, o termo é utilizado para se referir aos custos adicionais de logística e transporte que empresas e governos precisam arcar para realizar ações e atividades na região Amazônica.

“Como nós vamos discutir um Plano nacional de Educação que não esteja alinhado com o orçamento que é aprovado no Congresso Nacional? Partindo desse ponto, temos um tema central que é o Fator Amazônico. Não podemos tratar iguais os desiguais no nosso país. Por isso, acredito que temos no Acre alguns dos melhores profissionais desse país, porque eles fazem a melhor educação com as menores condições. Peço um olhar atento sobre o Fator Amazônico e a valorização dos trabalhadores da educação, para que ambas as pautas estejam mais presente no nosso PNE. É desse modo que poderemos efetivar uma educação pública, gratuita e de qualidade, com justiça e equidade para a nossa comunidade acreana”, ressaltou Fábio Storch.
De acordo com a deputada Socorro Neri, o seminário realizado em Rio Branco integra as agendas de construção do novo PNE que estão sendo realizadas nas capitais brasileiras. “Queremos, com esse seminário, que a realidade do Acre, que é muito próxima da realidade da Amazônia como um todo, esteja representada no Plano Nacional de Educação, que passa a valer a partir de 2026”.

Ainda segundo a parlamentar, além dos seminários locais, também estão sendo realizadas audiências públicas na Câmara dos Deputados, em Brasília, para que os ajustes necessários para Plano Nacional de Educação contemplem metas e se aproximem das diversas realidades da educação brasileira.
Membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Israel Batista, esteve presente no seminário realizado em Rio Branco, ministrando a palestra “Disrupção tecnológica e o novo PNE”.
“O Brasil, sendo um país continental, precisa absorver informações, peculiaridades, particularidades de cada região. E mesmo dentro das regiões, encontramos diferenças significativas. É importante ressaltar que o Congresso Nacional, em Brasília, está tomando decisões que vão afetar o país inteiro. Então, é preciso escutar a população acreana”, lembrou Israel Batista.
Também participaram do seminário em Rio Branco, Léo de Brito (assessor especial do Ministério da Educação), Aberson Carvalho (secretário de Educação do Estado), Elisete Machado (membro do Conselho Estadual de Educação), Abelardo Townes (MP/AC), Alysson Bestene (UNDIME/AC e Educação de Rio Branco), Vômea Maria de Araújo (UNCME/AC e Conselho Municipal), Fábio Storch (IFAC), Ednaceli Abreu (UFAC), Mark Assen de Carvalho (ANPAE/AC e ANFOPE), Rosana Nascimento (SINTEAC) e Elândia Dantas (Escolas Particulares do Acre).