Notícias
Campus Tarauacá
IFMaker do campus Tarauacá promove curso de capacitação em Modelagem 3D
O Laboratório IFMaker do Campus Tarauacá está promovendo um curso de capacitação em Modelagem 3D, voltado para 20 alunos, dois monitores e cinco servidores. A formação utiliza a plataforma TinkerCad como ferramenta principal, permitindo que os participantes aprendam, na prática, a modelar diferentes objetos tridimensionais. As atividades estão sendo conduzidas pelos servidores João Arthur, Pollyanna Alves do Nascimento e Evandro Pacheco Vinter.
Além da modelagem, o curso também oferece uma introdução completa à impressão 3D. Os participantes estão aprendendo sobre os tipos de filamentos, técnicas de fatiamento dos modelos, configuração de parâmetros como preenchimento e temperatura, além da operação das impressoras 3D disponíveis no laboratório Maker. “Ao final, eles realizarão a impressão dos objetos modelados, consolidando os conhecimentos adquiridos de forma prática”, afirma o docente João Arthur.

Como parte do curso, e em parceria com o Projeto de Ensino de Libras, coordenado pela professora Nelvaneide Andrade, docente de EBTT em Libras, os participantes irão desenvolver um suporte para celular, com o objetivo de facilitar a gravação de vídeos e colaborar na criação de um banco de conteúdos sobre a Língua Brasileira de Sinais. “Essa atividade integra a modelagem com uma aplicação real e de impacto social”, destaca o docente.
Laboratório IFMaker – O Laboratório IFMaker é constituído a partir do movimento da “cultura maker” e tem como proposta central ser um convite ao protagonismo de novas ideias e criações, por meio da utilização de ferramentas tecnológicas e inovadoras. Atualmente, o Ifac conta com três laboratórios, localizados nos campi Rio Branco, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.
Os espaços, que têm ganhado cada vez mais destaque, possibilitam maior interação com empresas, startups, instituições de ensino e a comunidade. O IFMaker do Ifac é resultado de uma chamada pública realizada pela Setec, em apoio à criação de laboratórios maker para as instituições da Rede Federal.
(Com informações e fotos do campus Tarauacá)