Notícias

Campus Sena Madureira

Campus Sena Madureira inicia Novembro Negro valorizando cultura afro-brasileira

publicado: 11/11/2025 09h46, última modificação: 11/11/2025 09h46
Evento reforça compromisso institucional com a formação antirracista e a promoção da igualdade racial
Novembro Negro_campus Sena Madureira_capa (1).jpeg

O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio do campus Sena Madureira, deu início na última terça-feira (05.11) às atividades do Novembro Negro, com uma cerimônia de abertura que marcou o começo de um mês dedicado à valorização da cultura afro-brasileira e à reflexão sobre a luta contra o racismo.

A programação, organizada e promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), sob a coordenação da professora Priscila de Araújo Pinheiro, se estenderá por todo o mês, reunindo rodas de conversa, exibição de filmes e curtas-metragens, palestras e momentos culturais.

Novembro Negro_campus Sena Madureira_(9).jpeg  Novembro Negro_campus Sena Madureira_(13).jpeg

Segundo a coordenadora do Neabi, as ações têm como principal objetivo reconhecer a contribuição do povo negro para a história do Brasil e fortalecer valores como igualdade, respeito e direitos humanos, pilares que orientam o trabalho educativo do campus. “Mais do que uma celebração, o Novembro Negro é um chamado à conscientização e ao diálogo, promovendo a educação para a diversidade e o combate a todas as formas de racismo”, disse.

    Novembro Negro_campus Sena Madureira_(8).jpeg  Novembro Negro_campus Sena Madureira_(10).jpeg  Novembro Negro_campus Sena Madureira_(12).jpeg

As atividades buscam sensibilizar a comunidade acadêmica e incentivar os estudantes a assumirem uma postura crítica e ativa na construção de uma sociedade mais justa, plural e inclusiva.

(Com informações e fotos da coordenação do Neabi)