Notícias
EXTENSÃO
Parcerias fortalecem o protagonismo feminino por meio do Programa Mulheres Mil
O Programa Mulheres Mil, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal do Acre (Ifac), em parceria com órgãos públicos, escolas da capital e municípios em que a instituição possui campus, segue se consolidando como uma ferramenta de transformação social e empoderamento feminino.
A realização das aulas ofertadas pelos campi Rio Branco, Xapuri, Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, e em Feijó, explica a pró-reitora de Extensão, Luana Melo, conta com o apoio e parceria da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), da Secretaria de Educação (SEE), do gabinete da vice-governadora Mailza Assis e das prefeituras municipais. “As aulas do programa em Rio Branco e em alguns municípios são realizadas em espaços cedidos para as coordenações adjuntas”, destacou Luana.
Um exemplo dessa parceria é a utilização de salas de aula das escolas localizadas na capital, Zuleide Pereira, no bairro Vila Acre, que sedia o curso de Cuidadora de Idosos, e Frei Heitor, localizada na Cidade do Povo, onde está sendo realizado o curso de Microempreendedor Individual (MEI). Além disso, as ações tem sempre representante da SEASDH.
Além do apoio às ações do programa, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos entrega às participantes um kit com roupas novas, que faz parte do projeto Vestuário Social. Foi assim nas duas certificações realizadas em Tarauacá e Cruzeiro do Sul, no mês de outubro. A coordenadora do Departamento de Assistência Social e Direitos Humanos Regional do Juruá, Carem Carvalho, e equipe, esteve presente e ressaltou a importância da entrega dos kits. Segundo ela, o gesto simboliza “inclusão social, acolhimento e empoderamento das mulheres que concluíram sua capacitação”.

Na acolhida das alunas do 4º Ciclo, realizada no dia 13 de outubro deste ano, os gestores das duas escolas, Gilderlene Pontes e Antonio Francisco da Silva de Lima, destacam a importância dessa colaboração institucional, enquanto Lidiane Alves, representante da SEASDH, reforça o papel dos cursos ofertados às mulheres em situação de vulnerabilidade social, considerados por ela uma das formas mais eficazes de promover autonomia, dignidade e inclusão social.
Conhecimento e dignidade - A parceria entre o Ifac e a Escola Zuleide Pereira tem transformado vidas por meio do Programa Mulheres Mil, que oferece capacitação profissional a mulheres em situação de vulnerabilidade social.
A gestora da escola, a professora Gilderlene Pontes, conhecida como Gil, destaca o impacto positivo da iniciativa. “Fiquei muito feliz quando recebi a visita da equipe do Ifac junto com o pessoal da Secretaria de Assistência Social. Trazer o programa para dentro da escola é trazer conhecimento, dignidade e crescimento para a nossa comunidade”, afirmou.
Para ela, o curso de Cuidadora de Idosos, atualmente ofertado na escola, representa uma oportunidade concreta de transformação. “Esse curso vai melhorar a qualidade de vida das mães dos nossos alunos, ajudar na geração de renda e na inserção no mercado de trabalho. Consequentemente, melhora também a condição social das famílias, promovendo mais dignidade e cidadania”, completou.
A gestora reforça a expectativa de que a parceria continue se expandindo. “Espero que essa parceria se fortaleça e que possamos ofertar muitos outros cursos, ampliando cada vez mais as oportunidades para a nossa comunidade”, disse.
Na Escola Frei Heitor, o gestor Antonio Francisco da Silva de Lima relata que a maioria das mulheres contempladas com as vagas do programa são mães e alunas da própria instituição, que atende jovens e adultos. “Elas se inscreveram, passaram por um processo seletivo e foram contempladas com as vagas. Coincidentemente, muitas são mães e alunas daqui. É muito gratificante saber que estamos contribuindo, junto com o Ifac, para abrir novos caminhos e novas oportunidades”, ressaltou.
Inclusão e autonomia - A importância da iniciativa também foi destacada por Lidiane Alves, representante da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), que atua em parceria com o gabinete da vice-governadora do Acre, apoiando a iniciativa do Ifac. “Essa parceria é de extrema importância, tendo em vista que a nossa vice-governadora também é secretária da pasta que trabalha com mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social”, explicou.
Lidiane enfatizou ainda que os cursos oferecidos pelo Programa Mulheres Mil têm um papel essencial na promoção da autonomia e da inclusão. “Os cursos são uma das formas mais eficazes de garantir às mulheres autonomia, dignidade e inclusão social. Por meio dessa qualificação profissional, elas conquistam novas oportunidades de emprego e renda”, afirmou.
(Fotos: Devanir Araújo do Nascimento/Programa Mulheres Mil)