Notícias

EXTENSÃO

Acolhida, entrega de kits e palestras marcam início do 4º Ciclo do Programa Mulheres Mil

publicado: 16/10/2025 19h29, última modificação: 16/10/2025 19h49
Atividades realizadas nos campi e escolas parceiras pelas coordenações adjuntas fortalecem os objetivos do programa que é realizado pelo Governo Federal, através do Instituto federal do Acre, e parcerias com o Estado, por meio do gabinete da vice-governadora e SEASDH
Acolhimento_capa_nova.jpeg

Acolhida em Cruzeiro do Sul

As aulas do Programa Mulheres Mil, ofertados pelo Governo Federal através do Instituto Federal do Acre (Ifac) nos campi e em escolas parceiras, começaram na última segunda-feira (13.10), com a acolhida das alunas, entrega de materiais e camisas, além de palestras voltadas aos cursos oferecidos por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Os cursos contam com a parceria do Ifac com o gabinete da vice-governadora Mailza Assis, Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e Secretaria de Estado de Educação (SEE), que, por meio dos gestores escolares, colaboram com a cessão das salas de aula para a realização das atividades. 

Acolhimento MM_ (8).jpeg  Acolhimento MM_ (11).jpeg

A acolhida em Rio Branco ocorreu nas escolas Frei Heitor, localizada na Cidade do Povo, onde será ofertado o curso de Microempreendedor Individual (MEI), e Zuleide Pereira, no bairro Vila Acre, que sediará o curso de Cuidadora de Idosos. Na abertura das aulas, em Rio Branco, a SEASDH foi representada pela servidora Lidiane Alves, que destacou a parceria entre o Ifac, que oferta os cursos, e o gabinete da vice-governadora. "A parceria com o Ifac é fundamental porque a vice-governadora também é secretária da pasta, que visa ajudar mulheres vulneráveis. Os cursos oferecidos pelo programa promovem autonomia, dignidade, inclusão social e novas oportunidades de trabalho e renda".

Entre as alunas participantes estão Rosângela Pereira de Melo e sua filha, Sonaira de Melo da Silva, ambas inscritas no curso de MEI, oferecido pela segunda vez na Cidade do Povo. Costureira e mãe de seis filhos, Rosângela se inscreveu no curso através do grupo de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde também estuda. “As costuras que faço ajudam na renda da família, mas às vezes, quando a saúde não está bem, tenho que parar. Já fiz o curso de Doces e Salgados na escola de gastronomia, e me interessei em particular pelo programa”, conta.

A filha, Sonaira, é mãe de dois filhos, trabalha em salão de beleza e cursa Enfermagem. “É o primeiro curso que participo aqui na escola, e vai me ajudar a ser empreendedora. Quem sabe consigo montar meu próprio salão na casa da mamãe? Eu trabalhei até 2023 atendendo nas casas das pessoas, e hoje estou em um salão. Me interessei em fazer o curso pela animação da minha mãe, que me incentivou a participar junto com ela”, relatou.

Confira, a seguir, as atividades desenvolvidas em cada município:

Rio Branco - A aula inaugural marcou o início dos cursos de Microempreendedor Individual e Cuidadora de Idosos. “Este acolhimento representa não apenas o início de novos cursos, como também a renovação do nosso compromisso com a inclusão, a cidadania e o empoderamento feminino”, destacou Ana Vidal, coordenadora adjunta do campus Rio Branco.

Acolhimento_Rio Branco.jpeg  Acolhimento MM_ (5).jpeg

Foram realizadas as palestras “A importância do Microempreendedor Individual para a sociedade”, ministrada pelo professor Mário Sérgio Lobão, e “Cuidar com o coração e os desafios como cuidador de saúde”, apresentada por Jhon Willer, ex-professor do programa.

Xapuri - No campus Xapuri, a recepção das alunas do curso de Operador de Computador foi marcada por um momento caloroso e motivador. “As alunas assistiram a um vídeo de boas-vindas do reitor. Em seguida, houve a apresentação do curso, com explicações sobre os objetivos, carga horária e conteúdos que serão trabalhados”, explicou o coordenador adjunto Mizael Ferreira da Silva.

      Acolhimento MM_ (2).jpeg  Acolhimento_Xapuri.jpeg

Professores, equipe do programa e o diretor-geral do campus, professor Sérgio Luiz Pereira Nunes, se apresentaram reforçando o compromisso com o aprendizado e o acolhimento das participantes. O momento foi finalizado com a entrega dos kits de estudo, simbolizando o início de uma nova jornada de conhecimento e oportunidades.

Sena Madureira - A acolhida do curso de Assistente Escolar foi realizada na Escola Messias Rodrigues, com a presença das alunas, equipe docente e parceiros. “Iniciamos o evento com uma fala da coordenação adjunta, que apresentou o programa aos presentes, concedeu a palavra aos convidados e, em seguida, exibimos o vídeo de boas-vindas do reitor”, afirmou Irlandia Costa da Silva, coordenadora adjunta do campus Sena Madureira.

       Acolhimento MM_ (3).jpeg  Acolhimento_Sena Madureira_2.jpeg

A orientadora acadêmica Lívia Hoyle apresentou o curso de Assistente Escolar, seus objetivos e portfólio. Após a entrega dos kits e camisetas do programa, foi realizada uma dinâmica sobre sentimentos, que emocionou as participantes e os presentes.

Cruzeiro do Sul - A recepção das 28 alunas do curso de Cuidadora de Idosos ocorreu no Centro de Referência em Inovação para Educação (Crie). “Apresentamos o vídeo de boas-vindas do reitor, fizemos a entrega dos kits e camisetas, além de uma dinâmica sobre o poder da autoestima, apresentação das alunas e dos professores”, informou Suélen Ferreira Teles de Holanda, coordenadora adjunta do campus Cruzeiro do Sul.

 Acolhimento Cruzeiro do Sul_2.jpeg  Acolhimento Cruzeiro do Sul_3.jpeg

Também foram entregues lembranças em alusão ao Dia das Crianças. Ao final, houve a apresentação do programa, do curso, das disciplinas e do portfólio.

Feijó - A acolhida no município de Feijó foi realizada no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a presença da coordenadora-geral da equipe sistêmica do Programa Mulheres Mil, Silvania da Silva Souza.

Esta é a primeira vez que o Ifac oferta um curso do programa no município, antes mesmo da inauguração oficial do campus. “As atividades contaram com a presença de parceiros e foi um momento muito especial, principalmente para as alunas, que estavam ansiosas pelo início das aulas”, destacou Lidiane Garcia da Silva, coordenadora adjunta do campus Tarauacá.

Acolhimento_Feijó2.jpeg  Acolhimento_Feijó3.jpeg

Lidiane também será responsável pela oferta do curso, com apoio da supervisora local, Diuliani Sousa da Silva Menezes, e parceria do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculado à Prefeitura de Feijó.

(Com informações e fotos das coordenações adjuntas locais e de Devanir Nascimento de Araújo/Programa Mulheres Mil)