Notícias
EXTENSÃO
Com orgulho docentes celebram o papel transformador do Programa Mulheres Mil
O Programa Mulheres Mil, ofertado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac) por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), presta uma homenagem especial aos docentes que atuam nos cursos promovidos em todos os campi da instituição, inclusive em Feijó, onde o programa chegou antes mesmo da inauguração oficial do campus.
Com a participação de profissionais das mais diversas áreas de formação, entre servidores do Ifac e colaboradores externos, o Mulheres Mil busca oferecer uma formação de qualidade às alunas que confiam no programa como ferramenta de mudança. Como forma de reconhecimento a esse trabalho dedicado, a equipe de comunicação do Programa Mulheres Mil ouviu quatro docentes que compartilharam o que significa ser parte desse projeto e a coordenadora geral da equipe sistêmica do programa, que agradeceu o empenho e a dedicação de cada um profissional.
Acompanhe, a seguir, o relato da experiência de cada profissional que atuou ou atua no Programa Mulheres Mil e o agradecimento da coordenadora:
"É um privilégio transformar vidas" - Rita Natividade de Oliveira
Professora das disciplinas de Relações Interpessoais, Noções de Empreendedorismo, entre outras, Rita Natividade destaca a importância do papel docente no Programa Mulheres Mil. “Ser professora do Mulheres Mil é muito importante, porque você tem o poder de impactar a vida das estudantes, que, em sua grande maioria, são mulheres que não confiam no potencial que têm, se sentem incapazes de muita coisa”, explica.
Para ela, ensinar vai muito além do conteúdo programático, é um processo de empoderamento. “Você ajuda a elevar a autoestima delas, mostrando que são capazes, inteligentes e podem alcançar seus objetivos. A cada curso, percebemos essa transformação: alunas que no primeiro dia chegam tímidas e, no final, estão seguras de si, se sentindo bonitas, confiantes e realizadas”.
Com emoção, Rita finaliza: “É uma honra fazer parte de algo tão significativo. O professor do Mulheres Mil precisa ir além da teoria – precisa acolher, motivar e fortalecer essas mulheres”.
"Educação para emancipar e inspirar" - Mário Sérgio Lobão
Professor das disciplinas de Empreendedorismo, Comportamento Empreendedor, Legislação do MEI, Marketing, Vendas e Atendimento ao Cliente, Mário Sérgio Lobão vê sua atuação no Mulheres Mil como uma experiência transformadora, para as alunas e para ele, como educador. “Tenho a convicção de que estou contribuindo diretamente para a autonomia econômica e social dessas mulheres. Mais do que ensinar técnicas, busco despertar nelas a confiança, o protagonismo e a visão de futuro”.
Segundo Lobão, cada aula é uma oportunidade de fortalecer sonhos. “Empreender é, acima de tudo, acreditar em si mesma. Fazer parte do Mulheres Mil é vivenciar a educação em sua forma mais humana e emancipadora – aquela que acolhe, motiva e gera impacto real nas comunidades”.
"É uma alegria e uma grande responsabilidade" - Ana Lúcia Vidal Barros
Professora e atualmente coordenadora adjunta do Programa Mulheres Mil em Rio Branco, Ana Vidal fala com entusiasmo sobre sua trajetória no programa. “É com muita alegria e responsabilidade que atuei como professora do Mulheres Mil. Estar aqui não é apenas compartilhar conteúdos, é fazer parte da vida das mulheres, acompanhá-las em uma jornada de crescimento pessoal e profissional.”
"Tecnologia como instrumento de cidadania" - Valdenir Cardoso
Valdenir Cardoso, que já atuou no programa e neste 4º ciclo ministrará a disciplina de Informática Básica e Inclusão Digital no curso de Microempreendedor Individual (MEI), enfatiza o impacto social do conteúdo que leciona. “O Programa Mulheres Mil é transformador. As participantes ampliam suas possibilidades profissionais e também suas relações interpessoais. A inclusão digital é fundamental nesse processo, pois permite acesso a serviços, benefícios sociais e oportunidades que antes estavam fora do alcance”.
Ele destaca que muitas alunas são beneficiárias de programas sociais, e aprender a utilizar ferramentas digitais significa mais do que conhecimento técnico, é conquista de cidadania. “Já atuei no Ifac e em outros projetos similares, e ver esse impacto direto na vida das mulheres é muito gratificante”.
“Homenagem aos Educadores do Mulheres Mil” - Silvania da Silva Souza
Coordenadora-geral da equipe sistêmica do Programa Mulheres Mil Silvania da Silva Souza agradeceu aos professores do programa, parabenizando a todos que, com carinho e dedicação, exercem a profissão e a missão de disseminar o conhecimento, despertar sonhos e inspirar pessoas a irem mais longe. “Os professores do Mulheres Mil são fundamentais para que o programa seja o sucesso que é e fazem a diferença na sala de aula. Eu teria centenas de adjetivos para parabenizar nossos professores, mas deixo aqui apenas uma palavra: gratidão!”, declarou.
(Fotos: Devanir Nascimento de Araújo/Programa Mulheres Mil)