Notícias
EXTENSÃO
Ex-aluna do Programa Mulheres Mil conquista vaga de recepcionista na Reitoria do Ifac
A trajetória de superação e conquista de Susana Silva de Souza, moradora do bairro Ayrton Sena, é exemplo do impacto positivo gerado pelo Programa Mulheres Mil. Após concluir o curso de Cuidadora Infantil, ofertado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac),através da Pró-reitoria de Extensão (Proex), ela foi contratada por uma empresa terceirizada para atuar como recepcionista na Reitoria da instituição.
Com ensino médio completo e superior incompleto, Susana Souza viu no Mulheres Mil uma oportunidade de aprimorar seu currículo e se preparar para o mercado de trabalho. "Fiquei sabendo que estavam com inscrições abertas para o curso de cuidadora infantil. Pensei: isso vai agregar muito para mim e pode até me abrir portas para um emprego na área", relembra.

O curso, no entanto, superou as expectativas. Segundo Susana, mais do que aprender conteúdos técnicos, como primeiros socorros e cuidados com o desenvolvimento infantil, a vivência proporcionada pelo programa foi transformadora. "Aprendemos a lidar com as emoções, com os limites das crianças, a respeitar o espaço das brincadeiras e, principalmente, a cuidar de nós mesmas", afirma.
Durante a formação, as alunas compartilharam histórias de vida e criaram laços de apoio mútuo. "Foi uma convivência maravilhosa, cheia de respeito. Vamos levar tudo isso para a vida. Foi uma experiência única", destaca.

Oportunidade de trabalho - A oportunidade de trabalho surgiu por meio do grupo de mensagens criado entre as alunas e a coordenação do curso. A orientadora acadêmica local do programa no campus Rio Branco, Iolanda Lourdes Ribeiro, compartilhou a vaga com as participantes e Susana não hesitou em se candidatar.
Após entrevista e processo de seleção, foi aprovada e contratada para atuar na Reitoria do Ifac. "Esse curso dá oportunidades de verdade. Acredite no Mulheres Mil, acredite em você. Juntas somos fortes. O Mulheres Mil mudou minha vida e me mostrou que podemos conquistar nossos sonhos", comemora Suzana.
A pró-reitoria de Extensão, Luana Melo, destaca que o Programa Mulheres Mil tem como objetivo promover a inclusão social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade, por meio da educação, formação profissional e fortalecimento da autoestima. “A história de Susana é mais uma prova de que, com apoio e acesso à educação, é possível transformar realidade”.
(Com fotos do arquivo pessoal e de Devanir Nascimento de Araújo/Programa Mulheres Mil)