Notícias

Campus Cruzeiro do Sul

Estudantes do Ifac participam de Congresso Nacional de Linguagens e Diversidade

publicado: 21/10/2025 12h32, última modificação: 21/10/2025 12h33
Alunas e alunos do campus Cruzeiro do Sul fizeram exposição sobre personalidades de países de língua inglesa e espanhola, sendo os únicos discentes de ensino médio a participarem do evento
imagens_materias_capa - 2025-10-21T103044.484.png

Estudantes do campus Cruzeiro do Sul participaram do Congresso Nacional de Linguagens e Diversidade, com a exposição “Como veo”. O evento, que aconteceu no mês de setembro, foi realizado pelas Universidades Federais do Acre (Ufac) e Rio de Janeiro (UFRJ), no município de Cruzeiro do Sul.

A exposição artística, conforme explica a docente Aline Silva, foi fruto de um trabalho iniciado em sala de aula, durante as disciplinas de Língua Espanhola e Inglesa. Ao longo de três meses, os estudantes realizam pesquisas sobre personalidades como Frida Kahlo, Pablo Neruda, Roberto Bolaños, Isabel Allende, como também desenvolveram atividades com a música I believe I can fly, do artista R. Kelly. 

5 estudantes apresentando obras.jpg  3 estudantes apresentando obras.jpg

“Cultura, língua, artes, política, respeito, tolerância e relevância desses autores e compositores foram temas abordados em todo o projeto. Primeiro houve pesquisa para que fosse aprofundado o conhecimento. O segundo momento foi de compartilhamento, através de slides em apresentações orais. Cada equipe pôde posicionar-se, inferir opiniões e até mesmo usar do contraditório. A última fase do projeto contou com a confecção de uma tela, sobre qualquer uma das personalidades apresentadas, que expressasse o que foi aprendido”, explica a professora.

Aline Silva explica que antes da participação no congresso nacional, a turma realizou uma primeira exposição no próprio campus Cruzeiro do Sul. Na oportunidade, os discentes mostraram um pouco mais do trabalho realizado para outros estudantes, servidores do Ifac e também da Ufac. “Durante esse momento, todos compreenderam a dedicação, esforço e conhecimento demonstrado em cada apresentação”. 

Para esse primeiro momento, que aconteceu no dia 07 de julho, a turma do curso técnico integrado em Zootecnia ficou responsável por representar as telas de Frida Kahlo. A artista, com que a maioria da turma se identificou, teve sua vida, lições de superação, exemplo de resiliência e força para lutar contra a desigualdade, o preconceito e as injustiças representados em sua arte. Na mesma data, estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária e Meio Ambiente elaboraram quadros referente a música I believe I can fly, de R. Kelly.

1 estudantes apresentando as obras.jpg  7 estudantes apresentando obras.jpg

“As produções chamaram tanta atenção que, após a primeira exposição no auditório do campus, os trabalhos foram levados à UFAC e, em seguida, selecionados para compor a programação oficial do Congresso Nacional de Linguagens e Diversidade. O Ifac foi, então, a única instituição de ensino médio a ter representantes nesse evento, levando não apenas a exposição artística, mas também apresentações orais de pesquisa, lado a lado com estudantes do ensino superior. Mais que uma atividade acadêmica, essa experiência reforça o potencial transformador da educação, que une pesquisa, inovação, expressão artística e formação cidadã”, explicou a docente.

Além do apoio da docente Aline Silva, os trabalhos realizados pelos estudantes do campus Cruzeiro do Sul também contaram com auxílio das professoras Ederlene Correia, Keila Conceição e do técnico administrativo Matheus Silva, que acompanharam de perto cada etapa das atividades.

Estudantes congressistas .jpg

Fotos e informações: Aline Silva/Campus Cruzeiro do Sul