Notícias
Notícias
Estudantes do Ifac são medalhistas de ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Foguetes
Estudantes dos campi Rio Branco e Xapuri, do Instituto Federal do Acre (Ifac), conquistaram medalhas de ouro e prata, na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG 2025). A competição foi realizada no município de Barra do Piraí (RJ), entre os dias 13 e 16 de outubro.
A equipe do campus Rio Branco, formada pelos estudantes João Paulo Chaves de Souza, Maria Flor Dutra dos Santos e Yana Lima de Oliveira, subiu no topo do pódio, recebendo medalha de ouro. Os jovens contaram com orientação do professor Wilson José Lacerda Sales.

As estudantes do campus Xapuri, Anna Lya Menezes Cardoso, Mahara Andrade Menezes e Yasmin Oliveira Rodrigues, do curso técnico em Biotecnologia, ganharam medalha de prata, e durante as atividades contaram com a orientação da professora Leile Daiane Previtera.
Também do campus Xapuri, os discentes Julian Buriti de Souza, Marco Antonio Gomes Moreira e Thaylon Lemes de Oliveira, do curso técnico em Alimentos, conquistaram medalha de prata. Durante o evento, os jovens receberam apoio do professor Isaís Fernandes Gomes.

Na OBAFOG, os estudantes precisam construir e lançar foguetes, que devem ser impulsionados por uma reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio. Os protótipos que alcançam as maiores distâncias são premiados.
E esta não é a primeira vez que o Ifac sobe no pódio da competição em 2025. Em agosto, por exemplo, estudantes dos campi Sena Madureira e Cruzeiro do Sul também conquistaram medalha de ouro na OBAFOG, e discentes do campus Tarauacá trouxeram para casa a medalha de prata.
Realizada anualmente, a OBAFOG é uma olimpíada inteiramente experimental e aberta para a participação de escolas públicas e privadas de todo o país.
Fotos: Clara Sampaio/OBAFOG