Notícias

Notícias

Estudantes do Ifac são medalhistas de ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Foguetes

publicado: 21/10/2025 16h33, última modificação: 22/10/2025 13h19
Competição aconteceu no Rio de Janeiro, nos dias 13 a 16 de outubro, e contou com a participação de alunos dos campi Rio Branco e Xapuri
imagens_materias_capa - 2025-10-21T143055.382.png

Estudantes dos campi Rio Branco e Xapuri, do Instituto Federal do Acre (Ifac), conquistaram medalhas de ouro e prata, na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG 2025). A competição foi realizada no município de Barra do Piraí (RJ), entre os dias 13 e 16 de outubro.

A equipe do campus Rio Branco, formada pelos estudantes João Paulo Chaves de Souza, Maria Flor Dutra dos Santos e Yana Lima de Oliveira, subiu no topo do pódio, recebendo medalha de ouro. Os jovens contaram com orientação do professor Wilson José Lacerda Sales.

JF25_TURMA_9_-1199.jpg

As estudantes do campus Xapuri, Anna Lya Menezes Cardoso, Mahara Andrade Menezes e Yasmin Oliveira Rodrigues, do curso técnico em Biotecnologia, ganharam medalha de prata, e durante as atividades contaram com a orientação da professora Leile Daiane Previtera.

Também do campus Xapuri, os discentes Julian Buriti de Souza, Marco Antonio Gomes Moreira e Thaylon Lemes de Oliveira, do curso técnico em Alimentos, conquistaram medalha de prata. Durante o evento, os jovens receberam apoio do professor Isaís Fernandes Gomes.

JF25_TURMA_9_-1055.jpg  

Na OBAFOG, os estudantes precisam construir e lançar foguetes, que devem ser impulsionados por uma reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio. Os protótipos que alcançam as maiores distâncias são premiados.  

E esta não é a primeira vez que o Ifac sobe no pódio da competição em 2025. Em agosto, por exemplo, estudantes dos campi Sena Madureira e Cruzeiro do Sul também conquistaram medalha de ouro na OBAFOG, e discentes do campus Tarauacá trouxeram para casa a medalha de prata.

Realizada anualmente, a OBAFOG é uma olimpíada inteiramente experimental e aberta para a participação de escolas públicas e privadas de todo o país.

Fotos: Clara Sampaio/OBAFOG