Notícias
REDE FEDERAL
Ifac integra coleção nacional sobre a história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Imagem: Instituto Federal de Goiás (IFG)
O Instituto Federal do Acre (Ifac) tem sua trajetória registrada em um dos capítulos da coleção “Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil”, lançada nesta quinta-feira (09.10), em Brasília, durante a 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT).
O capítulo, intitulado “Instituto Federal do Acre: um olhar sobre 14 anos de história”, integra o Volume 5 capítulo 7 da coleção e foi escrito em 2024, pela ex-reitora Rosana Cavalcante dos Santos, em parceria com o servidor Henry Antônio Silva Nogueira. A produção foi elaborada quando o Ifac completava 14 anos de existência, e o livro, lançado em 2025, celebra os 15 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
A obra reúne relatos e análises sobre a trajetória do Ifac, desde sua estruturação inicial até a consolidação dos campi e das pró-reitorias, destacando o papel da instituição no desenvolvimento da educação pública no Acre.
Acesse o Volume 5 da coleção, que contém o capítulo sobre o Ifac, na imagem abaixo
Reconhecimento do Ifac - Segundo Rosana Cavalcante, a participação do Ifac na coleção representa “o reconhecimento do protagonismo do Instituto dentro da Rede Federal”. Ela relembra o processo de construção da instituição e os marcos que consolidaram sua identidade acadêmica e social. “A Rede Federal está representada, com todos os seus institutos federais, nesta coleção do IFG, e o Ifac faz parte dessa história de sucesso”, destacou.
A ex-reitora explica que o capítulo apresenta os principais acontecimentos dos últimos 15 anos, desde a estruturação das pró-reitorias até a implantação dos campi em cada regional administrativa. “O mais importante é que este capítulo, juntamente com os dos outros institutos, conta a história da Rede Federal. O Ifac tem um papel de destaque nessa trajetória, por ser uma instituição jovem e muito próspera”, acrescentou.
Para Henry Nogueira, participar da elaboração do texto foi uma oportunidade de valorizar a importância do Ifac para o fortalecimento da educação pública no Estado. “Recebi o convite da então reitora Rosana Cavalcante para colaborar na produção do artigo que conta a história do Ifac, o qual integra essa coleção tão relevante da Rede Federal. Foi muito prazeroso pesquisar e compreender cada etapa de implantação e desenvolvimento dessa instituição de grande importância para o Acre”, afirmou.
Coleção atende todas as regiões - A coleção, coordenada pela Editora do IFG em parceria com diversas editoras da Rede Federal, reúne a história das 41 instituições que compõem o sistema, 38 Institutos Federais, dois Cefets e o Colégio Pedro II. Ao todo, participaram 140 autores e 15 organizadores, em um projeto desenvolvido ao longo de 20 meses. A edição conta com cinco volumes, cerca de 1.200 imagens e 33 mapas, e será disponibilizada também em formato digital de acesso aberto.
A capa de cada um dos volumes faz referência à região brasileira de abrangência das instituições da Rede. Cada uma foi ilustrada com uma foto de uma dobradura da árvore típica da flora daquela região. Assim, o jequitibá-rosa para o Sudeste, o ipê-amarelo para o Centro-Oeste, o juazeiro para o Nordeste, a araucária para o Sul e a samaúma para o Norte.
Acesse todos os volumes da coleção na imagem abaixo:
Imagem: Instituto Federal do Pará (IFPA)
(Com informações dos autores do capítulo 7, intitulado “Instituto Federal do Acre: um olhar sobre 14 anos de história”)

