Notícias
Pesquisa e Extensão
Ifac participa da 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica em Brasília
Estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac) estão participando da 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que acontece até o dia 09 de novembro. O evento, que conta com a participação de 63 instituições de ensino de todo o Brasil, está sendo realizado na Arena Mané Garrincha, em Brasília (DF).
No stand do Ifac, quatro projetos estão sendo apresentados pelos alunos Anthony Costa Isabelle Feitosa, Lilian Morais, Eduardo Santos, Gideão Cruz e Samuel Souza, juntamente com os docentes Cristiano Ferreira, do campus Cruzeiro do Sul, e Willian Ramon Bessa, do campus Baixada do Sol.

Conheça abaixo os projetos do Ifac que estão sendo apresentados na 5ª Semana Nacional da EPT:
• Laboratório IFMaker do Juruá: atividades de inovação, robótica, fabricação digital 2D/3D e cultura maker aplicada ao ensino e à comunidade;
• Robô Social Educacional de Baixo Custo: plataforma interativa para aprendizagem com reconhecimento de emoções e gamificação, voltada à democratização da tecnologia;
• Automação e Monitoramento de Irrigação em Pequenas Hortas: protótipo com Arduino e IoT para uso em agricultura familiar e hortas urbanas.
• Desafio das Alturas: Experiência imersiva em Realidade Virtual (VR) com uso de óculos Meta Quest 3, explorando aplicações educacionais e tecnológicas.
Com o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”, a 5º Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica conta com mais de 1,4 mil expositores, entre estudantes e professores, responsáveis por apresentar 400 projetos, desenvolvidos por 63 instituições de ensino do país.
Nesta terça-feira (07.10), os estudantes e professores do Ifac receberam a visita do ministro da Educação, Camilo Santana, que conheceu um pouco mais dos projetos desenvolvidos na instituição.


"A Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica é um importante evento de divulgação da Rede Federal. Junto a isso, o Ifac tem a oportunidade de apresentar o que está sendo desenvolvido em suas unidades, laboratórios e projetos. Além disso, é um momento de troca de experiências e interação entre as instituições", destacou o docente Cristiano Ferreira.
Ainda de acordo com Ferreira, que também é coordenador do laboratório IF Maker do campus Cruzeiro do Sul, a participação dos alunos garante um melhor processo de ensino-aprendizagem, como também de integração cultural, já que durante os dias de exposição os discentes têm a oportunidade de interagir, conhecer e aprender mais com outras instituições.

A 5ª SNEPT é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e está sendo realizada em conjunto com o Festival Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O evento segue até o dia 09 de outubro e é aberto ao público.