Notícias

Campus Rio Branco

Ifac participa de 2º TecJovem Design com projetos do IF Maker e palestras sobre IA

publicado: 21/10/2025 10h55, última modificação: 21/10/2025 10h55
O evento, que foi organizado pela Prefeitura de Rio Branco contou com parceria do Ifac, além de instituições públicas, tecnológicas e educacionais
imagens_materias_capa - 2025-10-21T085123.657.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) participou do 2º Festival TecJovem Design, que aconteceu em Rio Branco nos dias 16 e 17 de outubro. O evento, que foi organizado pela Prefeitura da capital acreana, contou com parceria do Ifac e diversas empresas internacionais de tecnologia, como Google, Meta, Exxcer e Fischer Technik, além de instituições educacionais e públicas.

Com atividades envolvendo tecnologia e educação, o Ifac disponibilizou os projetos que são desenvolvidos no laboratório IF Maker. Impressoras 3D, robôs programáveis e interativos, óculos de realidade virtual e um braço robótico estavam entre atividades apresentadas pelos docentes e estudantes do campus Rio Branco, no 2º TechJovem.

techjovem_2025 (41).jpeg  techjovem_2025 (23).jpeg

Na quinta-feira (16.10), por exemplo, o espaço do Ifac recebeu crianças e adolescentes de diversas escolas municipais. Durante a exposição, os pequenos visitantes interagiram com os equipamentos tecnológicos e aprenderam um pouco mais sobre inovação.

Pâmela Bruna Carioca, que é discente do curso superior de Sistemas para Internet e monitora do Laboratório IF Maker do campus Rio Branco, ressaltou como as atividades desenvolvidas pelo Ifac são importantes para levar conhecimento aos mais novos.

“Nosso desejo é que as crianças e adolescentes levem novos conhecimentos e possam recordar do que aprenderam e viveram aqui. Essas lembranças vão fazer com que eles pensem mais adiante. Eventos de tecnologia são muito importantes, pois esse tem sido um bom caminho para o futuro”, destacou Pâmela Bruna.

A área de tecnologia já faz parte do dia a dia de Pâmela Bruna há alguns anos. Seu interesse surgiu quando ainda estava no ensino fundamental, no município de Eirunepé (AM).

techjovem_2025 (43).jpeg

“No 9º ano, participei de uma feira em que estudantes do Instituto Federal do Amazonas apresentaram o que eles faziam na instituição. Foi quando decidi estudar Ifam. Ao longo do meu ensino médio, fui bolsista em um projeto de robótica. De lá para cá, nunca mais parei de estudar nessa área. Hoje, no Ifac, estou cursando Sistemas para Internet”, contou a jovem, que pretende seguir o caminho acadêmico na área tecnológica e junto do Instituto Federal do Acre.

Elis Ananda Valente, que também é aluna do cursos superior de Sistemas para Internet, destacou como se interessou por tecnologia. “Fiz o ensino médio no Ifac, no curso integrado de Redes de Computadores. Na época não entendia muito sobre tecnologia, mas acabei me interessando pela área, ao longo dos anos. Hoje, é algo que gosto muito de fazer, estudar e pesquisar. Por isso, continuei meus estudos na área e agora sou aluna de Sistemas para Internet”.

Ainda de acordo com a estudante, apresentar as ações do Ifac para crianças e jovens é uma importante ferramenta para divulgação da tecnologia. “Fico muito feliz em participar de eventos como esse representando nossa instituição. Quando criança, não tive acesso a eventos de tecnologia. Fui aprender a mexer no computador, quando estava na adolescência. Então, ter um evento em que crianças tenham contato com todos esses equipamentos e conhecimentos, é muito importante para que isso desperte nelas o interesse pela área tecnológica”.

techjovem_2025 (1).jpeg

Professora do campus Rio Branco, Paula Lacerda, que também é coordenadora do laboratório IF Maker, destacou a oportunidade de levar mais informações para os professores de outras instituições de ensino, durante os dias de TechJovem.

“Além das crianças terem contato com toda essa tecnologia, é importante que docentes também conheçam. Mostrar para os professores, os produtos educacionais que são possíveis de serem criados por meio desses equipamentos tecnológicos, também é nosso objetivo. Isso faz com que eles consigam perceber possibilidades de inovar o ensino em suas disciplinas”, destacou a docente do Ifac.

A TechJovem 2025 ainda contou com a participação de outros dois professores do Ifac: Flávio Miranda, que ministrou a palestra “IA na indústria de games”, no dia 16 de outubro; e Gustavo Cardial, que abordou o tema “Novos desafios da segurança cibernética na era da IA”, em 17 de outubro.

techjovem_2025 (51).jpeg  techjovem_2025 (47).jpeg

techjovem_2025 (48).jpeg