Notícias

ENSINO

Ifac participa de painel sobre experiências exitosas de acesso, permanência e êxito na região norte

publicado: 14/10/2025 12h57, última modificação: 14/10/2025 12h57
Evento ocorreu no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), nos dias 1 e 2 de outubro e teve a participação da Coordenação de Ações Inclusivas da Pró-reitoria de Ensino (Proen)
Participação do Ifac no Painel de Compartilhamento de Experiências Exitosas de Acesso(3).jpeg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) foi uma das instituições convidadas para apresentar sua experiência exitosa na área de inclusão de pessoas com deficiência, destacando a trajetória institucional que envolve a Política de Inclusão, o Manual de Atendimento Educacional Especializado e, especialmente, o Programa de Monitoria Especial.

"Este programa é uma ação articulada entre a Diretoria Sistêmica de Asisstência Estudantil (Dsaes),  Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), o Núcleo de Assistência ao Estudante (NAES) e a Coordenação Técnico-Pedagógica (COTEP)", conforme explica o coordenador de Ações Inclusivas  da instituição, Jhon Kenede Lima, que representou a instituição no evento.

John Kenede disse que o evento teve como objetivo valorizar e socializar as práticas institucionais de destaque no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), nas dimensões de acesso, permanência e êxito estudantil. "O Painel de Compartilhamento de Experiências Exitosas de Acesso, Permanência e Êxito da Região Norte, foi promovido pelo Projeto Rede APE, realizado nos dias 1 e 2 de outubro de 2025, no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), realizado no campus Manaus Leste". 

Participação do Ifac no Painel de Compartilhamento de Experiências Exitosas de Acesso(4).jpeg

O coordenador destacou que no evento a Proen apresentou resultados da Monitoria Especial. “Durante o painel, apresentamos os resultados obtidos com a Monitoria Especial, programa que tem se consolidado como importante estratégia institucional para promoção da permanência e do êxito dos estudantes com deficiência, por meio do apoio pedagógico entre pares, estímulo à solidariedade acadêmica e fortalecimento da cultura de acessibilidade no Ifac”.

Segundo Jhon Lima, a apresentação incluiu dados de crescimento das vagas ofertadas nos últimos anos, os critérios de seleção dos monitores e os impactos observados na aprendizagem, além de destacar o projeto de Apadrinhamento, desenvolvido durante a pandemia, que ampliou o acompanhamento remoto aos estudantes com necessidades educacionais específicas.

John Kenede reforça que a participação do Ifac reafirma o compromisso institucional com a educação inclusiva, a equidade e a valorização das boas práticas, fortalecendo a imagem do Instituto como referência na região Norte.

(Com informações e fotos da Coordenação de Ações Inclusivas da Pró-reitoria de Ensino)