Notícias
EXTENSÃO
Ifac realiza ciclo de formação para colaboradores internos e externos do Programa Mulheres Mil
O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio Pró-reitoria de Extensão (Proex) e da coordenação do Programa Mulheres Mil, promoveu um ciclo de formação voltado aos docentes que atuarão nos cursos FIC ofertados nos municípios de Xapuri, Rio Branco, Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul.
A ação, intitulada “Formação Pedagógica Integrada: Fortalecendo o Programa Mulheres Mil', foi conduzida pelos coordenadores adjuntos Arielly Daiane e Wemerson Fittipaldy de Oliveira e contou com a participação de 20 docentes, cinco coordenadores adjuntos e sete orientadores locais.
A pró-reitora de Extensão, Luana Melo, destacou que esta é a primeira vez que esse tipo de formação está sendo realizada. "A capacitação visa preparar nossos colaboradores, tanto internos quanto externos, para atuarem nos cursos oferecidos pelo programa Mulheres Mil em nossos campi. Em Feijó, apenas colaboradores externos estarão envolvidos no programa."

Formação inicia em Xapuri - A formação teve início em Xapuri, no dia 03 de outubro de 2025, com apresentação do histórico do programa, perfil do público atendido e a Metodologia de Acesso, Permanência e Êxito (MAPE). Na ocasião, os docentes receberam orientações sobre o uso do Mapa da Vida e do Portfólio como instrumentos pedagógicos, além de discutirem o Plano Pedagógico do Curso de Operadora de Computador, alinhado às demandas produtivas locais.

Em Rio Branco, no dia 06 de outubro, a formação reuniu docentes dos cursos de Cuidadora de Idosos e Microempreendedora Individual (MEI), destacando a relevância social dessas ofertas diante do aumento da demanda por cuidadores e do crescimento do número de mulheres interessadas em formalizar suas atividades como MEI. “O encontro reforçou a importância do acolhimento inicial das alunas e do acompanhamento pedagógico contínuo”, disse o coordenador Pedagógico Wemerson Fittipaldy de Oliveira.
No município de Sena Madureira, a formação destacou a experiência positiva de mobilização das alunas antes do início das aulas, fortalecendo o vínculo com o campus. “Os docentes receberam orientações específicas sobre o curso de Assistente Escolar, inédito no âmbito do Programa Mulheres Mil no IFAC, com ênfase na disciplina de Prática Supervisionada/Projeto Integrador”, destacou a coordenadora adjunta Arielly Daiane.

Feijó também recebe a equipe - Em Feijó, mesmo sem a instalação do campus a formação envolveu docentes e orientadores locais da comunidade, evidenciando o compromisso institucional com a interiorização das políticas educacionais. Foram apresentadas as matrizes dos cursos de Vendedora e Operadora de Caixa, além de orientações sobre mediação pedagógica, avaliação e práticas de conclusão de módulos.

A supervisora local do programa em Feijó, Diuliani Sousa da Silva, destaca que a formação foi produtiva e essencial para preparar os professores que atuarão no Programa Mulheres Mil, os formadores apresentaram o programa, seus objetivos e princípios. “Tivemos momentos de troca de experiências e de alinhamento pedagógico, reforçando o compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade. Essa preparação é fundamental para que as aulas aconteçam com excelência e para que as participantes tenham uma formação significativa, capaz de transformar suas realidades”.
Encerrando o ciclo formativo, a equipe esteve em Cruzeiro do Sul nos dias 09 e 10 de outubro. “A atividade contou com um momento de integração com as alunas e utilizou o curta-metragem 'Sonetos do Sertão' como recurso pedagógico para reflexão sobre identidade, pertencimento e histórias de vida, alinhando arte e educação”, disse Wemerson Fittipaldy.

Segundo a coordenadora-geral da equipe sistêmica do Programa Mulheres Mil, Silvania da Silva Souza o ciclo de formação tem papel estratégico no fortalecimento do Programa Mulheres Mil, garantindo que docentes e orientadores locais estejam alinhados com os princípios de inclusão, acolhimento e protagonismo feminino que orientam a iniciativa. “Novas etapas formativas já estão sendo planejadas, com foco em avaliação formativa, projetos integradores e fortalecimento das estratégias de permanência e êxito” destacou.
(Com informações e fotos da equipe pedagógica do programa Mulheres Mil)