Notícias
Ascensão
A história de Evandro Alves e o Ifac como motor de transformação
Evandro Alves, 45 anos, aluno do curso de graduação em Gestão do Agronegócio, do Campus Baixada do Sol - Transacreana, tem sua história de vida entrelaçada com a educação pública de qualidade ofertada pelo Instituto Federal do Acre (Ifac).
Ingressou no curso técnico de Agroecologia e nesse período identificou a possibilidade de agregar o conhecimento adquirido em sala de aula com sua experiência prática da realidade rural.
Quando criança, no município de Feijó (AC), Evandro fazia diariamente o percurso de 5 quilômetros, descalço, para chegar à escola. O cenário de resiliência o fez valorizar a educação até os dias atuais. E foi através do Ifac, com fomento à formação científica e tecnológica que o estudante adquiriu meios para transformar sua vida e sua propriedade rural.

“As matérias de empreendedorismo e cooperativismo me marcaram muito. Vindo da área rural, percebi que poderia empreender de forma mais organizada”, relembra o estudante.
Assim, ele decidiu ampliar seus conhecimentos e formou-se também no curso técnico em Zootecnia e, mais recentemente, ingressou na graduação em Gestão do Agronegócio, curso superior que se prepara para concluir ainda este ano. “Sempre dizia para o meu professor que queria um curso superior. Fui o primeiro a entrar e, agora, graças a Deus, estou terminando”, assinala.
A vivência no campo desde a infância permitiu a Evandro o investimento correto dos conhecimentos adquiridos. O empreendedorismo na área rural foi iniciado com seu negócio no ramo do açaí. Evandro aproveitou a vocação natural da região, visto que o Acre tem forte potencial na extração nativa e no cultivo em sistemas agroflorestais do fruto.

Além da matéria prima, ele comercializa industrializados em forma de polpa, sorvetes e derivados e também atua como consultor para outros produtores rurais da região.
“Se eu não tivesse estudado no Ifac, nada disso seria possível. Hoje eu presto assessoria para outras pessoas em fruticultura e bovinocultura, e incentivo todo mundo a estudar aqui. É de graça e transforma vidas”, afirma.
Evandro gera renda e fortalece cadeias produtivas locais. Antes dos cursos, sua propriedade apresentava um valor modesto no mercado; depois de aplicar os conhecimentos adquiridos no Ifac, o patrimônio mais que dobrou de valor.
“Tudo o que eu aprendi, eu coloquei em prática. Juntei a experiência de vida com a teoria. Hoje vejo a propriedade valorizada e em crescimento e isso é uma realização enorme”, declarou Evandro, que alia formação acadêmica, prática produtiva e compromisso social.