Notícias

Campus Cruzeiro do Sul

Artigo destaca desafios e estratégias de avaliação no ensino da Matemática no Juruá

publicado: 10/09/2025 09h11, última modificação: 10/09/2025 09h11
Aluno do curso de Licenciatura em Matemática do campus Cruzeiro do Sul tem artigo publicado em revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática
Artigo_matemática_juruá (1).jpg

O acadêmico Francisco Uirla dos Santos da Silva, estudante do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Acre (Ifac), campus Cruzeiro do Sul, teve o artigo “Práticas avaliativas dos professores que ensinam matemática no ensino médio em uma escola pública de Rodrigues Alves (Acre)” aprovado e publicado na Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Ripem), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Orientado pelo professor Marcondes de Lima Nicácio, o trabalho é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante e investiga as práticas avaliativas utilizadas por professores de Matemática do Ensino Médio em uma escola pública de Rodrigues Alves, município localizado no Vale do Juruá. O objetivo é compreender como essas práticas se consolidam e quais são suas implicações no processo de ensino e aprendizagem.

De natureza qualitativa, a pesquisa envolveu estudo bibliográfico, análise documental e pesquisa de campo. Os dados empíricos foram coletados por meio de questionário aplicado a dois professores de Matemática de uma escola estadual. A análise foi realizada com base na Análise Textual Discursiva.

Os resultados apontam para o uso de instrumentos variados, como provas, jogos matemáticos, mapas mentais e rubricas, além de metodologias que incluem trabalhos individuais e em grupo. A pesquisa conclui que, mesmo diante de desafios, os professores buscam diversificar suas práticas avaliativas, favorecendo um ensino mais inclusivo e eficaz.

O artigo está disponível neste link 

Artigo_matemática_juruá (3).jpg  Artigo_matemática_juruá (2).jpg

Depoimento do autor - Francisco Uirla, da turma 2021.1 (turno noturno), destaca a importância da pesquisa para sua formação. “A construção desse trabalho foi muito prazerosa. Conhecer de perto a realidade da profissão que irei exercer em breve tem grande relevância, principalmente para a aquisição de conhecimento e para a construção da minha identidade profissional, iniciada ainda durante a graduação”, afirmou.

Ele explica que a escolha do tema surgiu durante a disciplina Seminário de Estágio com Pesquisa, no curso de Licenciatura em Matemática. “Essa disciplina me aproximou da pesquisa científica e despertou a curiosidade de compreender a realidade da avaliação em Matemática no município de Rodrigues Alves, onde nasci, cresci e resido. A qualidade do trabalho também é resultado da excelente orientação do professor Dr. Marcondes de Lima Nicácio, que contribuiu de forma significativa em todas as etapas, tornando o processo mais rico e com muito aprendizado”.

O professor Marcondes de Lima Nicácio, orientador do trabalho, ressaltou a relevância da publicação. “Trata-se de um trabalho de excelente qualidade, aprovado em curto espaço de tempo por uma revista internacional de prestígio. É fruto da metodologia de Estágio com Pesquisa implementada no curso de Licenciatura em Matemática, que articula estágio e investigação científica vinculados ao TCC”.

Segundo o docente, a proposta metodológica garante uma formação consistente e processual. “Percebe-se uma construção sistemática, gradativa e articulada, iniciada no 4º semestre, nos seminários de estágio com pesquisa e nos estágios supervisionados. Assim, a disciplina de TCC não se restringe a uma preparação final, mas constitui um componente prático conduzido pelo orientador. O estágio com pesquisa reúne análise de contextos, reflexão crítica e intervenção na realidade, estabelecendo um método de problematização do fazer pedagógico por meio de um projeto investigativo”.

(Com informações e fotos da Diretoria-Geral do campus Cruzeiro do Sul)