Notícias

OLIMPÍADA

Campus Cruzeiro do Sul conquista 19 medalhas na Olimpíada de Geografia

publicado: 17/09/2025 18h43, última modificação: 17/09/2025 18h43
Com quatro medalhas de ouro, onze de prata e quatro de bronze, o Campus Cruzeiro do Sul colocou o Acre em destaque nacional na Olimpíada Brasileira de Geografia
Design sem nome (3).png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) - Campus Cruzeiro do Sul alcançou o destaque nacional na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), com o total de 19 equipes premiadas, sendo 4 medalhas de ouro, 11 de prata e 4 equipes com bronze.

Dentre os times, o grupo Hidromorfos, formado pelos estudantes Taís Tavares, Mateus Oliveira e Isabelly Victória, atingiu a segunda maior pontuação do estado.

Estudantes - A aluna Taís Tavares de Lima, 17 anos, estudante do curso de Meio Ambiente, turma 2023.1, relatou que o processo de preparação não foi fácil.

"Foi uma preparação complexa, o campus estava de recesso, então a gente só tinha a nossa equipe e o nosso orientador, o professor Luan, que foi excepcional. Fizemos encontros no campus mesmo durante as férias e, quando não era possível, recorremos às chamadas de vídeo. No meio do caminho, uma integrante precisou se mudar e saiu do campus, mas seguimos em frente. Foi bem complicado, mas no final, deu tudo certo."
  

Tais falou também sobre o valor da experiência e satisfação com o resultado. 

“Foi maravilhoso, porque a gente não estava muito esperançoso, mas conseguimos superar nossa meta. Mesmo com a saída de uma integrante, conseguimos nos unir, dividir conhecimentos e crescer juntos. A OBG foi muito trabalho em equipe.

Docentes - A professora de Geografia Elverenice Vieira, que acompanha a OBG desde 2019, salienta o papel formativo da competição.
“As preparações envolvem a resolução de provas anteriores e a busca de alunos com perfil pesquisador, que questionam, aprofundam conhecimentos e desenvolvem criticidade. É muito interessante vê-los tentarem entender os erros e se desafiarem cada vez mais.”

  

Já o professor Luan Martins, orientador das equipes, acrescentou os desafios e aprendizados. Segundo ele, motivar os estudantes durante o recesso e lidar com as dificuldades de acesso à internet foram obstáculos significativos. 

“Essa conquista representa uma verdadeira transformação na vida escolar dos alunos. Muitos passaram a acreditar mais em si mesmos, ganharam confiança e se sentiram ainda mais motivados a estudar”
Ele também salientou sobre a aproximação do ifac com a comunidade:
“O desempenho dos alunos desperta orgulho, envolve as famílias e evidencia para a sociedade o papel fundamental do Ifac na formação desses jovens.”

O desempenho do Campus Cruzeiro do Sul na 10ª OBG é resultado da dedicação mútua e empenho com a formação de cidadãos críticos, confiantes e preparados para novos desafios.