Notícias
CAMPUS RIO BRANCO
Diplomacia e Política do Bem Viver marcam palestra no Ifac campus Rio Branco
O auditório campus Rio Branco, do Instituto Federal do Acre (Ifac), recebeu um importante diálogo entre diplomacia, ensino jurídico e integração regional. A palestra "Diplomacia no Ensino, Pesquisa e Extensão: A Política do Buen Vivir e seus Reflexos nas Relações Brasil-Bolívia, um Olhar a Partir do Direito" reuniu autoridades, acadêmicos e estudantes em uma discussão que destacou os impactos da filosofia do Bem Viver na construção de políticas públicas e no fortalecimento da cooperação internacional.
Organizado pelo professor substituto do Ifac e presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB/AC, Amilson Albuquerque Limeira Filho, o evento teve como destaque a presença da consulesa da Bolívia em Rio Branco, Daniela Deysi Velez Quijhua, que abriu a programação abordando a concepção do “Buen Vivir” (Bem Viver) como eixo estruturante das políticas públicas bolivianas.

Em sua fala, ela a consulesa ressaltou os valores de coletividade, harmonia com a natureza e cidadania inclusiva que permeiam essa visão, oriunda das cosmovisões indígenas andinas. Na sequência, o professor Yamam Maia apresentou uma abordagem acadêmica ao tema, explorando o conceito do Bem Viver sob a perspectiva do direito e discutindo como essa filosofia pode dialogar com outras tradições jurídicas e contribuir para práticas jurídicas mais humanizadas e sustentáveis.

Apoio da OAB/AC - A iniciativa teve apoio estratégico da Comissão de Relações Internacionais da OAB/AC, fortalecendo os vínculos entre a academia e a diplomacia. O presidente da OAB/AC, Rodrigo Aiache, e a vice-presidente, Thais Moura, foram citados como importantes incentivadores da internacionalização do ensino jurídico e da construção de pontes entre o Brasil, a Bolívia e demais países vizinhos.
O professor Amilson Albuquerque Limeira Filho fez uma avaliação doo evento, dizendo que a palestra foi mais do que um encontro acadêmico, mas se consolidou como um passo concreto na direção de futuras parcerias entre institutos federais, universidades e instituições diplomáticas. “O evento evidenciou o papel estratégico da educação na promoção de uma integração latino-americana mais solidária, crítica e alinhada aos valores do Bem Viver”.
(Com informações e fotos do Campus Rio Branco)