Notícias
EXTENSÃO
Extensão Itinerante divulga editais em Tarauacá e fortalece diálogo com docentes
Durante a Extensão Itinerante a equipe da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal do Acre (Ifac) esteve na tarde da última terça-feira (16.09), no campus Tarauacá, para apresentar os editais abertos e estreitar o diálogo com servidores, docentes e gestores locais. A ação teve como foco principal incentivar a participação em projetos de extensão, promovendo maior integração entre instituição e comunidade.
A visita foi conduzida pela pró-reitora de Extensão, Luana Melo, acompanhada pela assistente administrativa lotada na Proex e também coordenadora do Programa Mulheres Mil, Silvania da Silva Souza. A equipe foi recebida pelo diretor-geral do campus, professor Denis Borges Tomio; pela coordenadora pedagógica do Partiu IF, Mesezabeel Alves Rodrigues; e pela coordenadora adjunta local do Programa Mulheres Mil, Lidiane Garcia da Silva.
Estrutura da Proex - Durante a apresentação, a pró-reitora destacou a importância do papel da extensão no tripé que sustenta a missão dos institutos federais: ensino, pesquisa e extensão. “Ensino é o que desenvolvemos em sala de aula com nossos alunos regularmente matriculados. A pesquisa é responsável por produzir conhecimento científico de acordo com as necessidades locais e regionais. Já a exensão vai para além dos muros da instituição, reponsável pelas ações que ligam o Ifac e a sociedade”, explicou Luana Melo.
Em seguida explicou aos servidores que a Proex é composta por duas diretorias principais: a Diretoria de Extensão Tecnológica, que tem como diretora a profa. Alana Chocorosqui, e a Diretoria de Extensão e Articulação com a Sociedade, que abrange áreas como esporte e lazer, responsável pelos Jogos do Ifac (Jifac), e arte, cultura e cidadania, que tem como diretor o prof. João Cabral.
Luana Melo explicou que a equipe da gestão da Proex é composta atualmente por 10 servidores, que atuam diretamente no desenvolvimento e acompanhamento das ações institucionais e que o Jifac, é uma das ações da pró-reitoria. “Em 2026, o campus Tarauacá será sede do Jifac, evento que mobiliza toda a comunidade acadêmica e é coordenado dentro da estrutura da Proex”, anunciou.
Submissão até dia 19/09 - Durante a visita, foram apresentados os editais de fomento à extensão atualmente abertos pela Proex, e informado que os projetos podem ser submetidos até a próxima sexta-feira (19.09) voltados tanto para servidores quanto para estudantes:
Edital 19/2025 – Apoio às Atividades de Extensão: voltado a projetos que promovam a integração entre instituição e comunidade, por meio de ações extensionistas;
Edital 20/2025 – Curricularização da Extensão: incentiva a inserção de práticas extensionistas nos componentes curriculares dos cursos;
Edital 21/2025 – Incentivo à Participação Esportiva: destinado a apoiar a participação de estudantes em atividades e competições esportivas.
Os editais reforçam o compromisso da instituição com a promoção da cidadania, o estímulo ao protagonismo estudantil e o fortalecimento do vínculo entre o Ifac e as comunidades em que está inserido.
Docentes reforçam papel da Extensão - Segundo números apresentados pelo diretor-geral Denis Tomio, o campus Tarauacá recebeu, somente em 2025, 12 novos servidores técnicos administrativos e 45 docentes. Atualmente, a unidade conta com 21 técnicos e 52 professores. Após a apresentação da pró-reitora, os docentes aproveitaram o momento para tirar dúvidas sobre os editais e destacar a relevância da iniciativa.
A professora de História, Nadja Ferreira da Silva, ressaltou que a divulgação adequada dos editais é essencial para incentivar a participação dos docentes. “É fundamental para que o professor tenha contato com a Proex e possa desenvolver práticas, estratégias e projetos voltados ao desenvolvimento social. Isso agrega valor à comunidade, tanto no aspecto formativo quanto financeiro, especialmente por meio das bolsas oferecidas para o público externo”, afirmou.
Ela também destacou o impacto direto dos projetos na vida de alunos em situação de vulnerabilidade. “Muitos dos nossos estudantes têm uma trajetória socioeconômica difícil, e esses projetos podem representar uma oportunidade real de melhora na renda familiar. É um papel social que nós, enquanto docentes, temos o dever de assumir”.
Já a professora de Língua Portuguesa Bethânia Moreira da Silva Santos considerou a ação da Extensão Itinerante essencial para os professores que ingressaram recentemente na instituição. “A visita foi extremamente esclarecedora. Nós, docentes recém-chegados, tínhamos muitas dúvidas sobre os editais. Agora, com essas informações, conseguimos adaptar e submeter nossas propostas de maneira mais alinhada às diretrizes da Proex”, avaliou.
Bethânia também destacou o potencial dos projetos para atender demandas específicas da comunidade. “A extensão nos aproxima da realidade local. Podemos abordar temas que ainda são pouco trabalhados, mas que têm grande relevância para a população do entorno do campus”.
Ao final da apresentação Luana Melo reforçou o compromisso do Ifac com a interiorização das ações de extensão e a valorização da atuação docente em prol da comunidade. “Com os editais abertos e o apoio do reitor Fábio Storch, esperamos que mais projetos sejam inscritos, promovendo transformação social, geração de renda e inclusão, que são pilares centrais da missão do Instituto Federal do Acre”.
(Fotos: Devanir Nascimento de Araújo/Programa Mulheres Mil)