Notícias
EXTENSÃO
Extensão Itinerante chega a Sena Madureira e acompanha programas Partiu IF e Mulheres Mil
A comunidade acadêmica do Instituto Federal do Acre (Ifac), campus Sena Madureira, recebeu na terça-feira (09/09) a equipe da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) para mais uma etapa do projeto Extensão Itinerante. A programação incluiu encontros com alunos do programa Partiu IF e com a turma do curso de Cuidador Infantil, do Programa Mulheres Mil.
Participaram da visita a pró-reitora de Extensão, Luana Melo, o diretor de Extensão e Articulação com a Sociedade, João de Lima Cabral, e a coordenadora geral da equipe sistêmica do Programa Mulheres Mil, Silvania da Silva Souza. A equipe foi acompanhada pelo diretor-geral do campus, Daryl Abejdid, e pelo coordenador pedagógico local, Cleudo Araújo Farias.

Partiu IF: impacto na vida estudantil - No período da tarde, a equipe reuniu-se com estudantes do Partiu IF, programa voltado para alunos do ensino fundamental que desejam se preparar para ingressar no ensino médio técnico e tecnológico.
Durante a visita, também foi realizada a entrega de camisas e agendas personalizadas do Partiu IF aos estudantes participantes. O gesto simbolizou não apenas uma forma de acolhimento, mas também um incentivo para que os jovens se sintam parte ativa do programa, fortalecendo o vínculo com o Instituto Federal e reforçando a importância da organização e de participação do programa.

Segundo Cleudo Araújo, o projeto é crucial para a inserção dos alunos em um mercado de trabalho competitivo e já beneficia estudantes de diferentes escolas públicas do município, entre elas a Escola Estadual de Ensino Fundamental Fontinele de Castro, a Escola Estadual Instituto Santa Juliana e a Escola Estadual Assis Vasconcelos. “O Ifac, por meio do campus Sena Madureira, atende alunos dessas escolas. A expectativa é que o programa se expanda para beneficiar mais pessoas da comunidade”, afirmou.

As alunas Katchelly Oliveira Pires (Escola Raimundo Hermínio de Melo) e Beatriz da Silva Miranda (Instituto Santa Juliana) relataram a importância da iniciativa para o aprendizado em disciplinas como português, matemática e ciências. Para Katchelly, a experiência representa “uma nova oportunidade na vida escolar”, enquanto Beatriz destacou que o programa proporcionou novos conhecimentos que servirão para o futuro.

As monitoras Mayara Freitas Gomes e Adriane Matos da Silva, acadêmicas do último período de Zootecnia, também compartilharam suas vivências. Mayara comentou que a monitoria abriu portas para enxergar a educação de outra forma e permitiu contribuir diretamente com a formação dos alunos. Já Adriane, selecionada em processo seletivo que considerou sua experiência em projetos similares, ressaltou a troca de saberes: “O projeto é uma via de mão dupla: a gente aprende e, ao mesmo tempo, ensina”.

Mulheres Mil: novas oportunidades - À noite, a equipe acompanhou a aula da turma do curso de Cuidador Infantil, realizada na Escola Municipal Messias Rodrigues de Souza, cedida em parceria com a prefeitura municipal de Sena Madureira. A visita contou ainda com a presença da coordenadora adjunta local, Irlandia Costa da Silva, e da orientadora acadêmica local, Lívia Hoyle.

A turma, iniciada em 11 de agosto e com término previsto para 6 de outubro, começou com 30 alunas, todas participativas e comprometidas. Entre elas, Maria Antônia Rodrigues da Silva relatou transformações pessoais e profissionais: mãe de três filhos, já concluiu cursos anteriores (Microempreendedor Individual e Vendedora) e vê no curso de Cuidador Infantil uma nova oportunidade de renda e desenvolvimento.
Angelina Silva Marques também manifestou gratidão pelo incentivo da filha, estudante do campus Sena Madureira, para se inscrever no curso e pela realização de um sonho antigo.

Avaliação do primeiro dia - Ao acompanhar de perto os resultados do Partiu IF, a pró-reitora de Extensão, Luana Melo, reforçou a relevância de iniciativas que oferecem a jovens do ensino fundamental condições de se prepararem para um futuro acadêmico e profissional mais promissor.Da mesma forma, ao prestigiar a turma do curso de Cuidador Infantil, do Mulheres Mil, destacou a importância de ações que transformam a vida de mulheres, muitas vezes em situação de vulnerabilidade, abrindo caminhos para autonomia, qualificação e novas oportunidades de renda.

A atuação da pró-reitora é marcada pelo compromisso institucional, com apoio do reitor Fábio Storch. Sua presença no campus e nas escolas parceiras sinaliza que o Ifac está atento às necessidades da comunidade e busca construir pontes sólidas entre educação, cidadania e desenvolvimento local.
Para Luana Melo, estar presente nessas atividades reforça o papel social do Ifac. “Esses programas mostram como a extensão pode transformar realidades. Ouvimos os estudantes, acompanhamos suas trajetórias e percebemos como o conhecimento abre novas perspectivas. É gratificante ver o impacto direto das nossas ações na vida das pessoas e das comunidades”, destacou.
(Fotos: Devanir Nascimento de Araújo/Programa Mulheres Mil)