Notícias
EXTENSÃO
Extensão Itinerante encerra visitas em Cruzeiro do Sul com ações que aproximam o Ifac da comunidade
A Extensão Itinerante, iniciativa promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal do Acre (Ifac), finalizou sua passagem pelo campus Cruzeiro do Sul na quinta-feira (18.09). A programação incluiu reuniões com servidores da unidade, divulgação de editais de fomento à extensão e visita a escola estadual que integra o programa Partiu IF, com entrega de materiais e diálogo com alunos e professores.
Pela manhã, a pró-reitora de Extensão, Luana Melo, acompanhada da coordenadora geral da equipe sistêmica do ProgramaMulheres Mil, Silvania da Silva Souza, foi recebida pelo diretor-geral do campus, Raelisson Walter, e por integrantes da equipe local. Durante encontro com servidores técnicos e docentes, a equipe da Proex apresentou os editais de extensão que estão com prazos abertos e prorrogados até o dia 29 de setembro.

Entre os editais em destaque estão o Edital 19/2025 (Apoio às Atividades de Extensão: voltado a projetos que promovem integração entre instituição e comunidade); o Edital 20/2025 (Curricularização da Extensão: incentiva a inserção de práticas extensionistas nos currículos dos cursos); e Edital 21/2025 (Incentivo à Participação Esportiva: apoia a presença de estudantes em competições e atividades esportivas). “Esses editais são voltados não apenas para servidores, mas também para estudantes, com foco em iniciativas que transformam e conectam o Ifac à realidade local”, destacou Luana Melo.
Parceria com escolas - No período da tarde, a equipe visitou a Escola João Kubitschek para ações do Partiu IF, programa que aproxima estudantes da rede pública do Instituto Federal. Camisas e agendas foram entregues aos alunos das escoals João Kubitschek e Absolon Moreira. A visita foi acompanhada pela coordenadora pedagógica do programa Partiu IF em Cruzeiro do Sul, Raniele Damasceno Melhorança.

Durante o evento, o diretor do campus Cruzeiro do Sul, Raelisson Walter, deu as boas-vindas aos estudantes e relembrou visitas anteriores realizadas ao Ifac. Ele reforçou que o processo seletivo para cursos técnicos está em andamento e que a seleção para cursos superiores no campus Cruzeiro do Sul, deve ocorrer apenas no próximo ano, após abril. “Programas como o Partiu IF são essenciais para aproximar o instituto da comunidade e ampliar oportunidades. Seguimos firmes no compromisso com a qualidade da educação pública e inclusiva”, afirmou Raelisson.

O gestor da Escola João Kubitschek, Domingos de Amorim Sampaio Neto, também falou sobre a relevância da parceria: “Ter minha filha estudando no Ifac reforça minha confiança na qualidade do ensino. O instituto oferece estrutura, laboratórios e uma formação técnica junto ao ensino médio, o que amplia muito as perspectivas para nossos alunos”.
Relatos evidenciam impacto - Professores e alunos envolvidos no Partiu IF relataram melhorias significativas no desempenho escolar e no interesse pelas áreas de ciência e meio ambiente. A professora Laura Carvalho, responsável pelas aulas de Ciências da Natureza, destaca o avanço no senso crítico, na leitura e no interesse dos estudantes pela pesquisa. “Alguns já demonstram vontade de seguir em cursos técnicos, especialmente na área ambiental. Isso mostra o impacto real do programa na vida deles”, afirmou.

O pedagogo Ronaldo Camilo, que também atua no projeto, reforça esse sentimento. “É gratificante ver como os alunos se engajam e ampliam seu conhecimento. O programa também tem sido uma experiência de crescimento profissional para mim, enquanto servidor do Ifac”.

Alunos falam do desempenho - A estudante Helen Sophia Flores Silva conta que o programa a ajudou a superar dificuldades em ciências e português. “As explicações claras das professoras fizeram toda a diferença, especialmente na interpretação de textos”, relatou. Raniel Fernando Souza de Oliveira, por sua vez, destacou os avanços em matemática: “Tinha muita dificuldade com subtração, mas aprendi bastante com o Partiu IF”.
Já Ana Lívia Silva dos Santos, expressou a motivação em participar do programa. “Gosto muito do programa porque me ajuda nas matérias que tenho mais dificuldade. Pretendo sim estudar no Ifac”, declarou.
A pró-reitora de Extensão, Luana Melo fez um resumo da ação no campus e na escola João Kubitschek. “A passagem da Extensão Itinerante por Cruzeiro do Sul encerra um ciclo de visitas presenciais aos campi do Ifac, com resultados positivos e reforço ao papel da extensão como ferramenta de transformação social”.
(Fotos: Devanir Nascimento de Araújo/Programa Mulheres Mil)