Notícias

Reitoria

Gestores e diretores de campi do Ifac participam de capacitações na Reditec 2025

publicado: 03/09/2025 13h30, última modificação: 03/09/2025 14h55
O evento, que reúne profissionais que atuam em toda Rede Federal de Educação, segue até o dia 05 de setembro, em Bonito (MS)
imagens_materias_capa - 2025-09-03T112915.863.png

Gestores do Instituto Federal do Acre (Ifac), juntamente com os diretores-gerais dos seis campi da instituição, estão em semana de capacitação na Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec 2025). O evento, que acontece em Bonito (MS), segue até o dia 05 de setembro.

Com mais de 50 atividades, a Reditec 2025 traz como tema “A Rede Federal é maior do que o mundo: inspiração local, alcance global”. Além de painéis, palestras e mesas-redondas, serão realizadas conferências, feira de economia solidária e apresentação das experiências exitosas, abordando temáticas envolvendo as áreas de educação profissional e tecnológica; financiamento, governança e eficiência institucional; gestão acadêmica, estudantil e de pessoas; extensão, impacto social e internacionalização; expansão, interiorização e desenvolvimento regional; além de inovação, tecnologia e comunicação.

Clique aqui e saiba mais sobre a Reditec 2025

Cleilton Sampaio, diretor-geral do campus Rio Branco, destaca a importância da Reditec como um espaço de diálogo e busca por soluções. “Participar da Reditec nos permite sair do contexto local e adentrar as diversas realidades nacionais. Aqui, conhecemos experiências de todo o país, dialogamos com gestores de várias localidades e percebemos o quanto a Rede Federal é grande, possui certas problemáticas, mas que juntos podemos vislumbrar soluções”.

Ainda de acordo com o diretor geral do campus Rio Branco, a Reditec também figura como espaço “de apresentação das demandas da comunidade acadêmica. Por meio do diálogo com os gestores presentes, conseguimos vislumbrar possibilidades de soluções para o que vivenciamos diariamente em nossas unidades”.

Geyse Oliveira, diretora sistêmica de Gestão de Pessoas do Ifac, ressalta as possibilidades de ações futuras em prol da comunidade acadêmica e dos servidores, a partir das atividades desenvolvidas junto à Reditec. “A troca de experiências e de novas ideias têm sido um diferencial. Além de levarmos esse aprendizado para dentro da nossa instituição, retornamos para a nossa realidade com outras inspirações e ferramentas para que o nosso trabalho seja intensificado”.

WhatsApp Image 2025-09-03 at 09.16.32 (3).jpeg

No que compete ao setor de Gestão de Pessoas, a diretora sistêmica destaca que “quando se investe na qualidade de vida, no bem-estar, no desenvolvimento pessoal e profissional, e na carreira de nossos servidores, todo o Ifac ganha. É adquirindo novos conhecimentos, que desenvolvemos uma gestão mais humana e mais eficiente junto aos servidores e alunos, proporcionando cada vez mais uma educação de qualidade”.

Além de integrar as atividades da Reditec 2025, o reitor do Ifac, Fábio Storch, também tem participado das reuniões realizadas pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), durante o evento em Bonit (MS).  

“A Reditec 2025 tem sido um importante encontro de gestores. Além de ser um espaço de diálogo, aprendizado e construção coletiva para o futuro da Rede Federal, cada diálogo, debate e troca de experiência reflete em algo muito maior: melhorias nas condições de ensino, pesquisa e extensão, como também mais oportunidades em prol de uma educação transformadora”, ressaltou o reitor do Ifac.

Realizada desde 1974, a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) é o principal evento da Rede Federal. Este ano, o evento reúne mais de 1,2 mil participantes, entre reitores, gestores e representantes de instituições na área educacional. Pela primeira vez, o evento é sediado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

WhatsApp Image 2025-09-03 at 09.16.32 (4).jpeg

(Fotos: Moacir Evangelista/Conif)