Notícias

Servidores

Ifac celebra início de turma especial de mestrado em parceria com a Fiocruz

publicado: 08/09/2025 16h13, última modificação: 08/09/2025 16h31
A aula inaugural marcou um momento simbólico de valorização, unindo trajetórias individuais a um projeto coletivo de desenvolvimento humano e institucional

Na manhã desta segunda-feira, 8 de setembro de 2025, o auditório da Reitoria do Instituto Federal do Acre (Ifac) foi palco da Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde (PGEBS), do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A turma especial, fruto de uma parceria firmada entre as instituições, contempla 18 servidores do Ifac, sendo 17 Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e 1 docente, que foram aprovados para cursar o programa.

Criado em 2004, o PGEBS é voltado para profissionais da educação, da ciência e da saúde, e é atualmente reconhecido com nota máxima (7) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), um marco que atesta sua excelência acadêmica.

Compromisso com a formação e a valorização dos servidores

Durante a solenidade, a diretora de ensino do IOC, Norma Cristina Cardoso Brandão, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do Ifac. Segundo ela, o programa foi cuidadosamente estruturado para acolher as necessidades dos TAEs, com estratégias de apoio desde a etapa de elaboração de projetos.

“Esse curso para nós é um curso de orgulho, o único curso nota 7 da área de ensino na Fiocruz. Aqui no Ifac a gente fez um projeto para que pudesse ter um acolhimento dos TAEs desde o início, criando estratégias que os capacitassem para elaborar projetos e contribuir com o desenvolvimento institucional. O diferencial dessa turma é justamente trazer conhecimentos que vão extrapolar as práticas do dia a dia, resultando em propostas e projetos que visam contribuir para o ensino no Ifac e na região como um todo”, afirmou.

O reitor do Ifac, Fábio Storch de Oliveira, ressaltou o caráter histórico e transformador da parceria, alinhado ao compromisso assumido pela gestão de valorizar e investir na formação dos servidores.

“Para nós é um motivo de muita alegria e gratidão o dia de hoje. Alegria porque apresentamos à comunidade acadêmica um compromisso que assumimos ainda durante o processo eleitoral de 2024: uma gestão voltada ao cuidado com as pessoas e com a formação dos nossos técnicos administrativos em educação. Hoje temos 18 novos mestrandos e esperamos, em cerca de dois anos, celebrar não apenas certificados, mas uma verdadeira virada de chave na vida profissional, pessoal e institucional do Ifac”, disse.

Conquista que inspira

A servidora Joycilene Araújo da Silva, que alcançou o primeiro lugar na classificação do processo seletivo, compartilhou a emoção de iniciar esta nova etapa.

“Eu estou muito feliz com o primeiro lugar, foi uma caminhada muito dura, muito árdua, que começou lá em maio. A turma esteve sempre unida, apoiando uns aos outros. Graças a Deus deu certo, estamos 18 juntos nessa empreitada. Quero agradecer ao reitor, que lutou muito para que essa parceria acontecesse. Nossa expectativa é que essa qualificação reflita na qualidade do ensino e no atendimento do Ifac à sociedade. E que ao final desses dois anos estejamos juntos novamente, todos mestres”, declarou.

Valorização e futuro

A Aula Inaugural representou mais do que o início de um programa acadêmico: simbolizou o compromisso institucional com o cuidado às pessoas, fortalecendo a missão do Ifac de promover uma educação de qualidade aliada à valorização de seus servidores.

  

Com essa iniciativa, o Instituto Federal do Acre reafirma seu papel transformador na sociedade, investindo na formação continuada e criando oportunidades que impactam diretamente a vida de seus servidores e a qualidade do ensino ofertado à comunidade.

 

Acesse aqui as fotos do evento

Álbum Aula Inaugural