Notícias

EXTENSÃO

Ifac promove oficina para coordenadoras e coordenadores adjuntos do Programa Mulheres Mil

publicado: 29/09/2025 11h56, última modificação: 30/09/2025 09h41
Encontro realizado em Rio Branco, nos dias 23 e 24 de setembro reuniu representantes dos cinco campi participantes e equipe da Reitoria, com foco em planejamento, troca de experiências e fortalecimento do programa
Oficina_Mulheres Mil_mediadora Ariely_capa.jpg

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal do Acre (Ifac), em parceria com a coordenação sistêmica do Programa Mulheres Mil, realizou nos dias 23 e 24 de setembro uma oficina de formação voltada aos coordenadores adjuntos do programa. O evento ocorreu na Reitoria do Ifac, em Rio Branco, e contou com a participação de representantes da sede e dos cinco campi onde o programa é ofertado.

Oficina_Mulheres Mil_abertura.jpg  Oficina_Mulheres Mil_equipe Proex_e_ oficina.jpg

Com o objetivo de fortalecer a atuação dos coordenadores e aprimorar as ações do Mulheres Mil, a oficina promoveu atividades práticas, rodas de diálogo, momentos de planejamento e trocas de experiências entre os participantes. O encontro também foi marcado por depoimentos emocionantes e reforçou o compromisso da instituição com a inclusão social e o empoderamento feminino.

 Oficina_Mulheres Mil_Silvania Souza_coordenadora equipe sistemica.jpg“Acreditamos que esse momento é fundamental para reforçar nosso compromisso com a inclusão, a cidadania e a transformação social que norteiam o Programa Mulheres Mil”, afirmou a coordenadora geral da equipe sistêmica do programa, Silvania da Silva Souza, durante a abertura do evento.

Oficina_Mulheres Mil_Alana Chocorosqui_diretora Extensão.jpgA diretora de Extensão Tecnológica, Alana Chocorosqui Fernandes, destacou a importância da capacitação. “O objetivo foi ampliar as habilidades e os conhecimentos relacionados ao programa, promovendo reflexões, vivências práticas e o fortalecimento coletivo. A troca entre os participantes certamente contribui para ações mais qualificadas nas comunidades atendidas”.

Reconhecimento institucional - A Pró-Reitora de Extensão, Luana Melo, destacou a importância do Programa Mulheres Mil, lembrando que o Ifac aderiu em 2014, passou por um período de pausa e, desde o seu retorno em 2023, já transformou a vida de mais de 1.500 mulheres em todo o estado. "Vivemos dois dias incríveis de formação com os coordenadores adjuntos dos campi e da reitoria. Foi um momento rico de troca, aprendizagem e fortalecimento da nossa missão. Esta é apenas a primeira de muitas formações que ainda virão, reafirmando o nosso compromisso de tornar o Mulheres Mil um programa cada vez mais forte, inclusivo e transformador”.

Oficina_Mulheres Mil_visita ao ganinete institucional.jpeg

O reitor do Ifac, Fábio Storch, recebeu os participantes em seu gabinete e também reforçou o impacto do Mulheres Mil na vida das estudantes. “São histórias reais de transformação. Mulheres que, por meio dos cursos, encontraram novas oportunidades, autoestima e até abriram seus próprios negócios. O Ifac segue comprometido com essa missão, buscando recursos e ampliando parcerias para fortalecer ainda mais o programa.”

Oficina_Mulheres Mil_Mizael Ferreira da Silva_campus Xapuri.jpgExperiências compartilhadas - Os coordenadores adjuntos relataram a importância da formação. Para Mizael Ferreira da Silva, de Xapuri, a oficina representou a realização de uma iniciativa há muito esperada, desde a época em que a servidora Aldenisa Rosseto era coordenadora adjunta do programa. “Foi um momento bem planejado, executado com dedicação e que proporcionou novos aprendizados. É importante reconhecer o empenho da Silvania, Luana e toda a equipe”.

Oficina_Mulheres Mil_Irlandia Costa daSilva_ campus Sena Madureira.jpgIrlandia Costa da Silva, coordenadora adjunta do campus Sena Madureira, ressaltou o impacto do encontro em sua atuação profissional. “Fortaleceu nossas práticas e ampliou nossa visão sobre os desafios e potencialidades do programa. Voltamos mais preparados para oferecer uma educação inclusiva e transformadora”.

Já a Orientadora Acadêmica local do programa no campus Rio Branco, Iolanda Lourdes Ribeiro, foi convidada como mediadora para abordar o tema "Roda de Conversa: Entre eu e elas; ações, reações, sentimentos, emoções e mudanças" e celebrou seu aniversário, juntamente com a coordenadora Silvania Souza, durante o evento. “Me senti acolhida e incluída. Está sendo uma experiência prática, intensa e de muito aprendizado. Realmente é uma oficina, onde colocamos a mão na massa”.

Oficina_Mulheres Mil_Mizael Ferreira da Silva_aniversário Iolanda_Silvania.jpg

Na quarta-feira (24.09) à tarde, ocorreu a "Roda de Conversa: Entre eu e elas; ações, reações, sentimentos, emoções e mudanças", atividade conduzida pela psicóloga Iolanda Lourdes Ribeiro que conduziu um momento especial com a equipe do programa Mulheres Mil. Na atividade a psicóloga foi profundamente marcante, trazendo textos impactantes que provocaram reflexões significativas. Além disso, proporcionou uma vivência prática que envolveu e sensibilizou todas as participantes, contribuindo para um espaço de escuta, acolhimento e fortalecimento coletivo.

Oficina_Mulheres Mil_confraternização.jpeg  Oficina_Mulheres Mil_confraternização1.jpeg

Ao final do evento, Silvania Souza agradeceu a participação de todos e destacou o impacto do encontro. “As trocas que vivemos aqui refletem o espírito do Mulheres Mil. Assim como o programa transforma a vida das nossas alunas, também transforma a nossa, como equipe. Agradeço imensamente a todos que tornaram essa oficina possível, especialmente à nossa pró-reitora Luana Melo, pelo apoio incondicional”.

(Fotos: Devanir Nascimento de Araújo/Programa Mulheres Mil)

registrado em: