Notícias
EXTENSÃO
Programa Mulheres Mil impulsiona empreendedorismo feminino em Tarauacá
O curso de Operador de Caixa, ofertado atualmente pelo Programa Mulheres Mil no campus Tarauacá do Instituto Federal do Acre (Ifac), vem ampliando as perspectivas de novas oportunidades para mulheres da região, a exemplo do primeiro curso realizado, voltado ao Microempreendedor Individual (MEI), conforme depoimentos das participantes do programa.

A visita às alunas fez parte da Extensão Itinerante realizada em Tarauacá, na terça-feira (16), que promoveu um encontro especial com as alunas do Programa Mulheres Mil, desenvolvido através da Pró-reitoria de Extensão (Proex). A atividade foi realizada no período da noite, e a equipe da Proex foi acompanhada pela pró-reitora de Extensão, Luana Melo, pela coordenadora geral da equipe sistêmica do programa, Silvania da Silva Souza, pela coordenadora adjunta local, Lidiane Garcia da Silva, e pela orientadora acadêmica Pollyana Alves.

As participantes destacaram a importância dos cursos já concluídos, o de Microempreendedor Individual e, agora, o de Operador de Caixa, para conquistar independência e iniciar seus próprios negócios. Entre os exemplos, está Rosália Maia, que abrirá uma loja de tecnologia no município, e Francisca Celiane, que também participou das duas formações e foi incentivada a empreender.
Inspiração e incentivo - Para Rosália Maia, os cursos têm sido fundamentais para fortalecer seu projeto de abrir um negócio próprio. “Ano passado eu fiz um curso de empreendedorismo, que me despertou ainda mais para essa área. Depois decidi fazer o de Operador de Caixa, que hoje está me ajudando bastante na minha atuação, já que vou abrir uma loja de tecnologia em Tarauacá. Este é um programa que realmente transforma, porque nos incentiva a buscar independência e acreditar que nós, mulheres, somos capazes de conquistar o que desejamos”, disse.
Segundo Rosália, a formação trouxe mudanças práticas para sua vida. “O Mulheres Mil não é só um curso. Ele incentiva você a se tornar empreendedora, a acreditar no seu potencial. É sobre ter o seu próprio negócio, a sua independência e a certeza de que podemos mais. Basta aproveitar as oportunidades e estudar”.
Também participante do programa, Francisca Celiane da Silva Oliveira reforçou a importância da iniciativa. “O Mulheres Mil nos dá a oportunidade de abrir o próprio negócio. Eu já tinha feito o curso de Microempreendedor Individual no ano passado e agora tive mais um incentivo com o curso de Operador de Caixa. Esse conhecimento abre caminhos, mostra que não precisamos depender dos outros para realizar nossos sonhos”.
Francisca Celiane acrescentou que agradece a presença do programa no município. “Só tenho a agradecer por essa oportunidade, que abre portas para tantas mulheres. Muitas vezes não enxergamos que temos capacidade de crescer e o programa vem para mostrar isso, trazendo novas opções de trabalho e de vida”.
Transformação social - Na avaliação da coordenadora adjunta local, Lidiane Garcia, os cursos têm impacto direto na vida das participantes e no desenvolvimento da cidade. “O programa promove a transformação social de mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo capacitação tanto para o mercado de trabalho quanto para a vida no dia a dia. São histórias que inspiram e mostram a importância do Ifac nesse processo de inclusão e desenvolvimento”, afirmou.
A pró-reitora de Extensão, Luana Melo, reforçou o papel da ação itinerante em Tarauacá. “Encerramos mais uma fase da Extensão Itinerante, divulgando editais e apresentando nossos programas, como o Mulheres Mil, Partiu IF e PNCC. São oportunidades que fortalecem a atuação do Ifac no município. Agradecemos a acolhida e reforçamos que a Proex está sempre à disposição”.
(Fotos: Devanir Nascimento de Araújo/Programa Mulheres Mil)