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CAMPUS RIO BRANCO
Ifac adota Realidade Virtual e transforma o ensino de Física no campus Rio Branco
O ensino de Física, tradicionalmente marcado por fórmulas e conceitos abstratos, acaba de dar um salto rumo ao futuro no campus Rio Branco do Instituto Federal do Acre (Ifac). Através do projeto “Ensinando Física com VR”, alunos do curso técnico em Redes de Computadores do 1º ano vivenciaram, no dia 22 de setembro de 2025, uma aula diferente: com óculos de realidade virtual, puderam visualizar e interagir com simulações tridimensionais sobre quantidade de movimento e colisões elásticas e inelásticas.
O projeto integra a linha de pesquisa "Informática na Educação", dentro do Grupo de Informática para Pesquisa em Computação, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A coordenação é do professor de Informática Flávio Miranda de Farias, com colaboração do professor de Física Erlande D’Ávila do Nascimento e o protagonismo do aluno voluntário Luís Gustavo Fernandes da Silva, do curso superior em Sistemas para Internet.

VR como Aliada da Aprendizagem Ativa - O objetivo central do projeto é claro, segundo o coordenador Flávio Miranda de Farias: desenvolver e testar a eficácia de uma ferramenta didática baseada em Realidade Virtual (VR) para facilitar a aprendizagem de conceitos difíceis, como os que envolvem dinâmica e colisões. “A imersão proporcionada pela VR pode transformar completamente a maneira como os alunos compreendem e interagem com os conteúdos científicos”.
A metodologia envolveu aulas teóricas iniciais, seguidas pela aplicação prática do simulador VR utilizando 10 capacetes Oculus Quest 3 no laboratório IFMaker, espaço de inovação e formação tecnológica do campus. Após a experiência imersiva, os alunos preencheram um formulário digital via Google Forms, avaliando aspectos como satisfação, clareza do conteúdo e utilidade da ferramenta para seu aprendizado.
Resultados Promissores - Para o professor colaborador e docente de Física, Erlande D’Ávila do Nascimento, os resultados iniciais são animadores. “A imersão favoreceu uma compreensão mais profunda dos conceitos físicos, especialmente os de difícil visualização. Os estudantes demonstraram maior engajamento e entusiasmo, refletindo na melhora do desempenho e retenção do conteúdo”.
Além disso, o projeto se destaca por sua abordagem multidisciplinar, integrando áreas como Física, Informática e Educação. A iniciativa está gerando um protótipo funcional de simulador VR, com potencial para ser replicado em outras turmas e instituições.

O aluno desenvolvedor Luís Gustavo Fernandes da Silva também ressalta a importância da experiência. “Foi extremamente gratificante participar da criação de uma tecnologia inovadora que pode transformar a forma como aprendemos. Ver que nosso trabalho pode ajudar outros estudantes a entender conceitos difíceis de forma clara e divertida me enche de orgulho”.
Já o coordenador do projeto, professor Dr. Flávio Miranda de Farias, destaca o impacto pedagógico e tecnológico da iniciativa. “A realidade virtual oferece um ambiente imersivo que facilita a compreensão de conceitos complexos. Ver o entusiasmo dos alunos no desenvolvimento da ferramenta mostra o quanto a tecnologia pode transformar o futuro da educação”.
Impacto Acadêmico e Científico - Entre os impactos esperados do projeto estão a melhora na compreensão de conceitos abstratos; o aumento do engajamento nas aulas de Física; a formação prática para o aluno de graduação envolvido; e a produção de artigo científico a ser apresentado em congressos da área.
Além disso, o projeto contribui diretamente para o avanço científico e tecnológico, ao testar e documentar o uso de VR no contexto educacional brasileiro, servindo de modelo para futuras iniciativas de tecnologia educacional no IFAC e em outras instituições.

O professor Erlande D’Ávila do Nascimento disse que o sucesso do projeto também se deve ao apoio institucional. “Em nome dos organizadores quero agradecer, especialmente, à profa. Paula Ribeiro, coordenadora do IFMaker, ao diretor-geral do campus, prof. Cleilton Sampaio de Farias, à diretora de Ensino, profa. Josina Maria Pontes Ribeiro, e à coordenadora de Comunicação e Eventos, Mileide Moura Vasconcelos”.
Erlande D’Ávila disse que o apoio da equipe gestora do campus foi fundamental para a realização da iniciativa e para promover o diálogo entre educação, inovação e ciência. Ele destacou, ainda, que “Ensinando Física com VR” não é apenas um projeto de pesquisa. “Este projeto é uma janela para o futuro da educação, onde tecnologia e conhecimento caminham lado a lado para transformar realidades e inspirar novas formas de ensinar e aprender”.
(Com informações e fotos da Coordenação de Comunicação e Eventos do campus Rio Branco)