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EXTENSÃO
Relatos de alunos do Partiu IF mostram mudança de realidade em Tarauacá
Alunos do Partiu IF campus Tarauacá
A ação da Extensão Itinerante, realizada na manhã de terça-feira (16.09), no campus Tarauacá do Instituto Federal do Acre (Ifac), marcou mais um momento de fortalecimento das políticas públicas de educação inclusiva e transformação social promovidas pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Durante a visita, foram entregues camisas e agendas aos estudantes do Programa Partiu IF.

Além da entrega de materiais, a visita contou com depoimentos da coordenadora, de estudantes e monitores que ressaltaram o impacto positivo do programa na formação dos jovens da região. Estiveram presentes em sala de aula a pró-reitora de Extensão, Luana Melo, a coordenadora pedagógica local Mesezabeel Alves Rodrigues, a professora do programa, Elaine Dutra Pereira, e os monitores dos cursos de graduação do Ifac.
O diretor-geral do campus Tarauacá, professor Denis Borges Tomio, também participou da visita e destacou a importância do Partiu IF como uma ponte entre o ensino fundamental e os cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos pelo Instituto. “O programa atua diretamente com nosso público-alvo: alunos do 9º ano que pretendem ingressar no Ifac. Ao oferecer reforço em ciências, português e matemática, conseguimos receber esses estudantes mais preparados, o que melhora o desempenho não só aqui no Instituto, mas também nas escolas municipais e estaduais envolvidas”, afirmou o diretor.

Transformação de perspectivas - A coordenadora pedagógica local, Mesezabeel Alves Rodrigues, reforçou que o programa representa uma oportunidade única para muitos alunos, especialmente em cidades do interior como Tarauacá, Xapuri, Sena Madureira e Feijó. “O Partiu IF preenche uma lacuna importante da educação pública. Os alunos conhecem, muitas vezes pela primeira vez, conceitos como cotas, mestrado e doutorado. Vivenciam um ambiente de ensino de qualidade, com diversidade e acolhimento, o que transforma sua visão de mundo e os prepara melhor para o futuro”, ressaltou.
A estudante Maria de Souza Silva, também relatou os impactos positivos do programa em sua vida escolar. “Eu comecei a ter mais conhecimento de assuntos que eu não entendia. É como se eu tivesse uma aula particular três vezes na semana. Depois disso, minhas notas começaram a melhorar. Tive um índice alto e consegui entender conteúdos que não conseguia aprender na outra escola”, afirmou a estudante.
Seu colega Pablo de Souza Lopes, da Escola Plácido de Castro, afirmou que participar do Partiu IF mudou sua perspectiva de futuro. “Ter acesso a esse conhecimento me fez perceber que posso crescer na vida. É como ter um professor particular. Com mais conhecimento, consigo me preparar melhor para o trabalho e para uma vida melhor”, disse.
Sua colega,
Monitores compartilham experiências - O Partiu IF também tem sido uma experiência enriquecedora para os monitores envolvidos no projeto. Estudante do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Ednei Oliveira da Costa vive sua primeira experiência como bolsista e destaca o impacto da monitoria em sua formação. “Aprendi muito sobre lidar com pessoas, com a educação e também sobre gestão. Tudo isso vai me ajudar tanto no currículo quanto na minha atuação profissional futura”, explicou.
Já a estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas, Maria Clara Lima Coelho, falou sobre o sentimento de contribuir com a formação dos jovens. “É uma grande gratidão fazer parte dessa equipe e poder compartilhar meus conhecimentos com esses alunos. É algo que me faz crescer como futura educadora e como pessoa”, relatou.
(Fotos: Devanir Nascimento de Araújo/Programa Mulheres Mil)