Notícias
AMAZÔNIA
Trilha no Ifac Campus Baixada do Sol - Transacreana transforma floresta em sala de aula
Na tarde úmida da última quinta-feira (12.09.2025), como parte do evento em alusão ao primeiro ano do Centro de Estudos e Pesquisas em Ambiente, Biodiversidade e Mudanças Climáticas - CEPAB-CLIMA, alunos, professores e comunidade local exploraram em caminhada a trilha localizada no Instituto Federal do Acre - Campus Baixada do Sol.
O percurso de 1,5 km se apresenta como uma imersão no bioma local. A área total do campus corresponde a 400 hectares, sendo o campus um dos maiores em extensão territorial da rede federal na Região Norte; em que mais da metade da referida medida se mantém preservada.

Todo o trajeto da trilha foi acompanhado por policiais militares, que garantiram a segurança dos grupos durante a experiência. Além disso, a trilha é sinalizada e possui placas informativas que indicam espécies vegetais e animais, e que são estudadas em sala de aula.
A professora Williane Martins considera a trilha como uma oportunidade para ciência aplicada. “Queremos mostrar à comunidade acadêmica e aos moradores a diversidade que temos aqui, inclusive com potencial econômico”. Afirma. Além disso, a docente acrescentou que todo o caminho foi devidamente preparado por equipes de apoio, com o cuidado de não ferir a vegetação.
Para a execução do itinerário, estudantes e comunidade presentes dividiram-se em grupos, guiados por docentes pesquisadores em botânica e ecossistemas, com pausas para exposições científicas atinentes à biodiversidade local.

O professor André Botelho, também presente na caminhada, já é um conhecedor da trilha, visto que realizou parte de sua pesquisa de doutorado sobre pequenos mamíferos e efeitos da fragmentação florestal. “Encontramos uma fauna rica com grande potencial de ensino, pesquisa e extensão para o campus”. Afirma.
O Ifac atua em parceria com o CEPAB-CLIMA sob o intuito de se consolidar como referência em produção científica sobre a Amazônia. O Campus Baixada do Sol, com pouco mais de dois anos de atividades na Transacreana, já avança nos primeiros projetos de identificação de fauna e flora, com o apoio de pesquisadores docentes, estudantes e parceiros institucionais como a Fiocruz.

A trilha é, portanto, mais um meio de aproximar a produção científica da comunidade local, atendendo sempre ao compromisso com a educação de qualidade e o desenvolvimento regional sustentável.
Acesse aqui as fotos do Evento