Notícias
CAMPUS RIO BRANCO
Campus Rio Branco realiza I Workshop do curso de Edificações do Ifac
O Instituto Federal do Acre (Ifac), através do campus Rio Branco, realizou, no dia 13 de dezembro de 2025, o I Workshop de Edificações do Ifac, organizado pelos professores do curso, com o apoio da Diretoria do Departamento dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Decti) e da Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão (Diren) da unidade.

Segundo os coordenadores Israel Aires e Camila Borghezan o andamento do curso Técnico em Edificações do campus Rio Branco despertou a necessidade da promoção de um evento em edificações no Ifac para discussão sobre novidades em tecnologia em edificações, promoção de mini-cursos práticos voltados a construção civil e um momento de aprofundamento da aprendizagem com uma maratona da construção civil.
Com este objetivo, foi criado um evento que gerasse oportunidade de crescimento tecnológico e pessoal aos discentes e comunidade acadêmica. “O evento contou também com profissionais renomados da construção civil e arquitetura na execução de palestras e mini-cursos”, destacaram os coordenadores Israel Aires e Camila Borghezan.

O evento contou com uma mesa redonda sobre Desafios da Construção Civil no Acre, 3 mini-cursos, uma palestra sobre bioarquitetura e uma competição de projeto de construção civil, realizados no auditório e salas de aulas e laboratórios do campus Rio Branco.
Estudantes avaliam evento - “A construthon foi algo diferente e interessante, gostei bastante e foi algo diferente do que só palestras e nós ouvindo, aprendi outros meios de sustentabilidade e etc, gostei!”, disse Nathyelle Farias Gouveia/Estudante de Edificações.

Já Thamires Félix, disse que os pontos mais interessantes do evento foram as discussões sobre a atuação dos profissionais da construção civil e a importância do planejamento correto de uma obra. “A mesa redonda contribuiu para esclarecer as diferenças e a relação entre engenheiro, arquiteto e técnico em edificações, mostrando como o trabalho em equipe é essencial no canteiro de obras”.
Ela também destacou o fato de aprender sobre etapas fundamentais de um projeto, como o programa de necessidades, a análise do terreno e a verificação da documentação.

Outra estudante de Edificações, Mariana Souza Lisboa, disse que gostou da realização do Construthon. “Achei divertido a dinâmica de fazer uma maqueta de um habitáculo em grupos. Aprendi algumas coisas nas palestras que foram faladas, não muitas mas foi o suficiente. Em geral foi divertido”.
Carla Cristina Feitosa Monteiro disse que um dos pontos mais interessantes foi o trabalho em grupo. “A “adrenalina” de fazer uma casa com poucas matérias, mas foi em um tempo considerável. Nos mini cursos achei muito legal a aula prática e como foi bom conhecer mais sobre aqueles assuntos citados”.
(Com informações da coordenação do curso de Edificações do campus Rio Branco)