Notícias

ENSINO

Ifac implanta novo sistema de bibliotecas e lança o Cabib: um catálogo integrado e moderno

publicado: 06/02/2026 20h41, última modificação: 07/02/2026 12h34
Plataforma baseada em software livre substitui sistemas anteriores, amplia o acesso à informação e fortalece a integração tecnológica entre bibliotecas e sistemas acadêmicos
Biblioteca_Cabib.jpg

O Instituto Federal do Acre (Ifac), através da Pró-reitoria de Ensino (Proen), coordenações de bibliotecas dos campi e apoio da Diretoria Sistêmica de Gestão da Tecnologia da Informação (DSGTI), deu um passo importante rumo à modernização da gestão de suas bibliotecas com a implantação do sistema Koha e o lançamento do Catálogo de Bibliotecas do Ifac (Cabib).

“A implantação do novo sistema surgiu da necessidade de um gerenciamento de bibliotecas integrado aos sistemas institucionais. Embora o Ifac utilize o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) como sistema acadêmico, ele não possui módulo de biblioteca”, destaca Ueliton Trindade, bibliotecário do campus Rio Branco e Valdenilson Nascimento, analista de TI da Cosis/DSGTI/ Reitoria. 

Diante dessa necessidade, buscou-se uma solução gratuita, moderna e alinhada às necessidades da instituição. “Com apoio da área de TI, os bibliotecários avaliaram dois sistemas gratuitos: Koha e Ainfo. Após testes realizados entre abril e junho de 2025, o Koha foi escolhido em decisão coletiva no dia 16 de julho de 2025, por permitir maior personalização e integração com outros sistemas do Ifac”, enfatiza Valdenilson Nascimento.

O novo sistema será lançado nesta sexta-feira (06.02) e estará disponível para acesso público a toda comunidade interna e externa da instituição. Entre os dias 2 e 6 de fevereiro, um e-mail explicativo, para o primeiro acesso, foi enviado aos servidores e alunos da instituição pela coordenação de Sistemas (Cosis/DSGTI), durante o processo de migração dos usuários.

O catálogo de bibliotecas do Ifac disponibiliza, além da consulta ao acervo, vídeos tutoriais diretamente na própria plataforma. "Esses vídeos estão integrados ao catálogo e têm como objetivo orientar os usuários no uso das ferramentas e serviços oferecidos, facilitando a navegação, a pesquisa e o aproveitamento dos recursos disponíveis", destaca Ueliton Trindade.

Acesse aqui o Catálogo de Bibliotecas do Ifac

Trabalho coletivo e organização dos dados - Conforme relato do bibliotecário a implantação contou com reuniões semanais dos bibliotecários de todos os campi, iniciadas em julho de 2025, resultando na criação da Comissão de Implantação do Sistema Koha. “Antes da migração do acervo, foi realizada uma curadoria dos dados bibliográficos do SIGAA, conduzida por um Grupo de Trabalho Técnico, garantindo maior qualidade na transferência das informações”, enfatiza Ueliton Trindade.

Entre novembro de 2025 e janeiro de 2026, os bibliotecários e o analista de TI participaram de treinamentos virtuais sobre o Koha, com a contribuição do bibliotecário Gustavo Nogueira, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), fortalecendo o domínio técnico da equipe sobre o sistema.

Bibliotecários dos campi_.jpegComitê Gestor e configuração do sistema - Em dezembro de 2025, foi criado o Comitê Gestor do Sistema Koha, responsável pela parametrização e configuração do sistema e do catálogo público Cabib. O grupo atuou nas regras de circulação, preferências gerais e personalização do catálogo, possibilitando o funcionamento do sistema no início do primeiro semestre de 2026.

O Comitê Gestor é formado por 4 bibliotecários dos campi e um TI da DSGTI, sendo os bibliotecários Ana Flávia Rocha (campus Cruzeiro do Sul); Jéssica Lima (campus da Baixada do Sol); Sandra Lacerda (campus Tarauacá); e Ueliton Trindade (campus Rio Branco); além do Analista de Tecnologia da Informação, Valdenilson Nascimento, da Cosis/DSGTI/ Reitoria.

Conquista e modernização - A ação é comemorada pela Pró-reitora de Ensino, Ana Cláudia de Souza Garcia, que destaca que o Cabib é um catálogo trilíngue, público e integrativo, que permite consultar, em uma única busca, os acervos físicos e a biblioteca virtual do Ifac. “É uma conquista para nossa instituição e para os campi a implantação desse sistema, pois os usuários com vínculo institucional podem acessar sua conta para realizar empréstimos, renovações, reservas e sugestões de aquisição”.

Segundo a pró-reitora, com a implantação do Koha e do Cabib, o Ifac avança significativamente no processo de modernização de suas bibliotecas, ao promover maior integração tecnológica, ampliar o acesso à informação e incentivar o uso estratégico de software livre. "Agradecemos a contribuição dos bibliotecários, o apoio da DSGTI e também do IFPB, através do bibliotecário Gustavo Nogueira, cuja contribuição foi fundamental para a implantação do sistema e do catálogo".

(Com informações dos bibliotecários dos campi do Ifac e da DSGTI)