Notícias
REITORIA
Ministro Camilo Santana visita o Ifac, assina ordem de serviços e conhece Biblioteca e Laboratório IFMaker
O Instituto Federal do Acre (Ifac) recebeu, nesta quarta-feira (25.02), a visita do ministro da Educação, Camilo Santana, no campus Rio Branco. A agenda integra a caravana “Aqui Tem MEC”, que percorre os estados brasileiros apresentando ações e investimentos do Governo Federal na área educacional. Antes de visitar o Ifac, o ministro esteve na Universidade Federal do Acre (Ufac), onde conheceu o Laboratório de Paleontologia da Ufac e novos projetos da instituição.

O ministro foi recepcionado no hall pelo reitor Fábio Storch de Oliveira, pelo diretor-geral do campus, Cleilton Sampaio, gestores e servidores da instituição e estudantes, que prepararam uma acolhida calorosa. A comitiva contou ainda com a presença do senador Sérgio Petecão, da deputada federal Socorro Neri, do secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, do assessor do MEC, Leo de Brito.

Durante a visita, Camilo Santana conheceu as instalações da nova biblioteca, em fase final de conclusão, e o Laboratório IFMaker, espaço voltado à inovação e tecnologia. A nova biblioteca da unidade recebeu investimento de R$ 1,3 milhão do Novo PAC, e aguarda equipamento e mobiliário para entrar em funcionamento.
Na agenda no campus Rio Branco o ministro Camilo Santana também assinou a ordem de serviço para o início das obras do campus Feijó e recebeu, das mãos do reitor, o projeto de implantação de um novo campus do Ifac em Epitaciolândia, na região de fronteira.

Educação é o único caminho para transformar vidas - Em discurso aos estudantes e servidores, o ministro destacou a importância da expansão da Rede Federal e o compromisso do Governo Federal com a educação pública. “Só quero cumprimentar aqui o nosso reitor, o nosso diretor do campus, dizer da alegria de estar aqui hoje, visitar vocês, conversar, ouvir os estudantes, ter essa energia dos nossos estudantes e professores”.
Ele destacou que é compromisso do presidente Lula fortalecer o Instituto Federal, através da expansão da Rede Federal. “Vamos ter um novo campus em Feijó, mais investimentos nos restaurantes estudantis e na assistência para garantir qualidade nos nossos institutos federais. Tenho muito orgulho de fazer parte do Instituto Federal aqui do Acre. É patrimônio de vocês, é patrimônio do Brasil”, afirmou.
Camilo Santana ressaltou ainda a importância do contato direto com as comunidades acadêmicas. “Gostaria de expressar minha sincera gratidão pela calorosa recepção. A presença física e o contato pessoal são fundamentais. Como diz o ditado, ‘o que os olhos não veem, o coração não sente’. A visita e o diálogo com os alunos são essenciais para compreender e valorizar suas iniciativas”.
Encerrando seu pronunciamento o ministro reforçou que acredita que a educação é o único caminho para um país, gerando oportunidades e transformando vidas. “Reconhecemos os desafios da região Norte, onde as desigualdades persistem. A educação é a chave para superá-los”.
Visita ao Laboratório IFMaker e nova biblioteca - Ao visitar o Laboratório IFMaker, o ministro elogiou a estrutura e reafirmou a meta de expansão da Rede Federal. “Sinto grande orgulho deste laboratório, que se destaca pela tecnologia e inovação. Temos como meta chegar a mil campi; estamos próximos de 800, e conto com a colaboração de todos para alcançarmos essa meta”.
Sobre a nova biblioteca, destacou, o Ministro Camilo Santana disse que está praticamente pronta. “Será mais um espaço importante para a qualidade e acessibilidade dos nossos alunos. Esses investimentos envolvem não só obras, mas também a contratação de novos professores, novos servidores e melhorias para fortalecer cada vez mais o nosso Instituto Federal”.
Reconhecimento e fortalecimento da Rede - O reitor do Ifac, Fábio Storch de Oliveira, agradeceu os investimentos destinados à instituição. “Em nome do nosso Ifac, quero agradecer imensamente ao ministro Camilo Santana e ao presidente Lula pelos investimentos que o Instituto Federal do Acre tem recebido. Este é um momento de grande relevância, pois representa reconhecimento institucional, fortalecimento do diálogo com o Governo Federal e valorização da nossa atuação na Rede Federal”.

Segundo o reitor, além de evidenciar os avanços na infraestrutura do campus Rio Branco, a agenda marcou também a acolhida oficial dos novos estudantes do ano letivo 2026/1, projetando ainda mais a importância do Ifac no cenário educacional do Estado. “A visita reforça o papel estratégico do Instituto Federal do Acre na formação profissional e tecnológica da região e consolida novos investimentos para a expansão da educação pública no estado”.
Parlamentares falam da visita do ministro ao Acre - O senador Sérgio Petecão destacou o apoio do ministro à educação acreana. “Quero parabenizar professores, servidores e alunos do Ifac pela recepção. O ministro Camilo tem sido um grande apoiador da educação no Acre e no Brasil. Em breve, inauguraremos mais um campus em Feijó e seguimos trabalhando pelo projeto de implantação do Ifac em Epitaciolândia. É a concretização de sonhos”.

A deputada federal Socorro Neri também ressaltou os avanços obtidos com o apoio do MEC. “Essa visita está sendo extraordinária. O Ministério da Educação tem apoiado fortemente a educação pública no Acre. Nosso mandato coloca a educação acima de qualquer questão, e é uma honra acompanhar este momento”.
Para o diretor-geral do campus Rio Branco, professor Cleilton Sampaio, a presença do ministro representa oportunidade de diálogo e fortalecimento institucional. “É um momento de grande relevância para o campus. A visita permite apresentar nossos avanços, nossos desafios e nossa comunidade acadêmica. Somos gratos pela honra de receber o ministro e por todas as parcerias que têm possibilitado o crescimento do Ifac”.
(Com fotos de Luciano Cezário, Caru Rabelo/estagiária de Jornalismo e Bruna Araújo/MEC)