Notícias
Campus Sena Madureira
Programa Futuras Cientistas capacita alunas da rede pública no Ifac de Sena Madureira
No período de 5 a 31 de janeiro, alunas da Escola Assis Vasconcellos, de Sena Madureira, participaram do programa Futuras Cientistas, uma iniciativa nacional que tem como objetivo estimular o interesse e promover a participação de mulheres professoras e estudantes do ensino médio nas áreas de Ciência e Tecnologia.
O projeto realizado no Ifac Campus Sena Madureira propõe o uso pedagógico de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial como apoio aos processos de ensino e aprendizagem voltados à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As atividades foram coordenadas pela professora Keyla Oliveira da Silva e contaram com a colaboração de professores de diversas áreas do conhecimento.

O projeto foi desenvolvido por meio de aulas expositivas, oficinas práticas, atividades em laboratório de informática, exercícios simulados e produção de materiais digitais. Ao longo das atividades, as alunas foram orientadas a utilizar as ferramentas de IA de maneira consciente e responsável, elaborando perguntas, corrigindo textos, simulando questões e revisando conteúdos, com foco no desenvolvimento do pensamento crítico e na autonomia nos estudos. As ferramentas utilizadas durante as atividades incluíram modelos de linguagem de grande escala, como ChatGPT, Gemini e NotebookLM, além de recursos digitais complementares, como Google Docs, Canva, quizzes online e navegadores de internet.
Como resultado final do projeto, foi construído um repositório de prompts (comandos para a IA) voltado ao auto estudo. O curso foi finalizado com uma apresentação do projeto feito pelas estudantes durante encontro promovido pelo programa nacional de forma online no dia 29 de janeiro.

Desafios e aprendizados
Responsável pelo projeto no Ifac, Keyla Oliveira mencionou desafios como o fato de que somente uma das participantes tinha computador em casa e que, antes do curso, as jovens possuíam pouco conhecimento sobre conceitos básicos de informática, internet e inteligência artificial. “Nenhuma das participantes havia utilizado anteriormente ferramentas como o Google Docs e elas apresentavam conhecimento limitado sobre o funcionamento do e-mail e de navegadores de internet. Ao longo das aulas práticas em laboratório, foi possível observar melhorias significativas no uso adequado do computador e das ferramentas digitais”.
Sobre o projeto, a docente refletiu que “Para algumas pessoas parece tão simples, mas quando cheguei aqui e apresentei para elas eu pude ver como o simples para algumas pessoas não é simples para outras. Para elas é inovador, é a primeira vez. Espero que elas sigam na área de tecnologia”.

As participantes agradeceram a oportunidade de participar do projeto, destacando a satisfação em conhecer o campus do Ifac e por todo o aprendizado conquistado durante o mês.
“Além de ampliar nossos estudos no campo da informática, aprendemos a maneira correta de usar aplicativos com inteligência artificial. Amei esse curso. Para mim, foi tudo incrível, pois tive a oportunidade de estudar com professores maravilhosos e aprender muitas coisas novas”, afirmou a estudante Ana Carolina dos Santos.
Ana Luiza Almeida também avaliou positivamente sua participação. “Essa experiência foi muito enriquecedora, pois me permitiu conhecer o espaço do Ifac, ampliar meus conhecimentos e mudar minha visão sobre o Enem, compreendendo sua importância como oportunidade para o futuro acadêmico e profissional.”
O Futura Cientistas é um programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.