Notícias

Campus Rio Branco

Aula inaugural marca início do curso de pós-graduação em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio

publicado: 13/01/2026 13h02, última modificação: 13/01/2026 13h02
GEPEM conta com 212 estudantes matriculados, distribuídos em diferentes municípios do Acre; curso é uma parceria entre Ifac, MEC, UAB/Ifac e SEE/AC
imagens_materias_capa - 2026-01-13T110047.710.png

A aula inaugural do curso de pós-graduação em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio, do Instituto Federal do Acre (Ifac), marcou o início das atividades acadêmicas da nova especialização realizada pela instituição. A formação, que é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação (MEC), do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/IFAC) e da Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE/AC), tendo o Ifac como instituição ofertante, teve início em novembro de 2025.

O evento, que aconteceu em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do CREAD/Ifac, reuniu gestores escolares, professores, estudantes e autoridades acadêmicas de diferentes regiões do Acre.

A programação contou com a palestra “Gestão da Escola Pública e os Desafios da Educação Contemporânea: políticas, práticas e sentidos de pertencimento”, ministrada pela professora Darlane Cristina Maciel Saraiva, do Instituto Federal do Amazonas, e também coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI).

IMG-20251129-WA0207.jpg

Formação, parcerias e compromisso com a educação pública

A pró-reitora de Ensino do Ifac, Ana Cláudia, participou da atividade e destacou a relevância institucional do GEPEM. De acordo com a gestora, a educação pública é um dos principais instrumentos de transformação social. Ainda em sua fala, ressaltou que pós-graduandos poderão contar com uma estrutura acadêmica, tecnológica e humana preparada para garantir uma formação de qualidade.

A coordenadora geral da UAB/IFAC, professora Danielly Nóbrega, também enfatizou a importância da parceria entre MEC, IFAC, UAB e SEE/AC, destacando que o GEPEM representa um investimento estratégico na formação continuada de gestores e professores da rede pública, contribuindo diretamente para o fortalecimento da educação no estado do Acre.

O diretor-geral do Campus Rio Branco, professor Cleilton Sampaio, destacou que o curso não se propõe a oferecer “receitas prontas”, mas promover espaços de diálogo, troca de experiências e construção coletiva do conhecimento. “O processo educativo se constrói na relação entre sujeitos. Que todos estejam abertos a novas experiências e aprendizagens ao longo da formação”.

O GEPEM como percurso formativo

Coordenador do curso, professor Paulo José dos Santos Pereira, iniciou sua fala apresentando o GEPEM aos cursistas. Segundo ele, embora desafios possam surgir ao longo da formação, que terá duração de 12 meses, toda a equipe pedagógica e administrativa estará comprometida em assegurar um processo formativo acolhedor, seguro e enriquecedor.

“O GEPEM vai além de uma especialização, configurando-se como um espaço de reflexão crítica sobre a gestão da escola pública de Ensino Médio, ao articular políticas educacionais, práticas de gestão e os contextos territoriais onde as escolas estão inseridas. A parceria entre as instituições, bem como o papel fundamental da equipe de coordenação, dos polos e dos professores que acompanham os estudantes em todo o estado também são aspectos importantes. É uma honra contar com cada um de vocês a bordo deste voo acadêmico”, afirmou Paulo José.

Palestra e início das atividades acadêmicas

IMG-20251129-WA0206.jpg  IMG_20251128_201724.jpg

Durante a palestra inaugural, a professora Darlane Cristina Maciel Saraiva abordou os desafios contemporâneos da gestão da escola pública, destacando que os processos de gestão estão diretamente relacionados aos sentidos de pertencimento, às políticas educacionais e às práticas cotidianas desenvolvidas nos territórios escolares. Ainda em sua fala, a palestrante ressaltou ainda a diversidade dos contextos educacionais e a necessidade de uma gestão sensível às realidades locais.

O início da primeira disciplina do curso – “Gestão e Coordenação Pedagógica em Escolas de Ensino Médio –, ministrada pelo professor Morane Almeida de Oliveira, aconteceu no dia 08 de novembro. A ementa é voltada para a realização de diagnósticos das realidades escolares locais, promovendo um deslocamento no olhar e na escuta sobre a gestão pedagógica contemporânea.

Atualmente, o GEPEM conta com 212 estudantes matriculados, distribuídos em oito polos da Secretaria de Educação em diferentes municípios do Acre. As atividades são desenvolvidas na modalidade a distância, com suporte contínuo por meio do AVA/Moodle/Ifac, acompanhamento tutorial e participação ativa dos cursistas, que compartilham experiências, desafios e realidades das escolas onde atuam.

Texto: Paulo José dos Santos Pereira/Campus Rio Branco
Fotos: Diretoria Sistêmica de Comunicação do Ifac