Notícias

Campus Rio Branco

Eventos acadêmicos fortalecem formação de estudantes e diálogo com saberes amazônicos no Ifac

publicado: 13/01/2026 11h55, última modificação: 13/01/2026 11h55
As atividades contaram com a participação de discentes dos cursos superiores de Logística, Processos Escolares e Matemática, do campus Rio Branco
imagens_materias_capa - 2026-01-13T095321.042.png

O Instituto Federal do Acre (IFAC), por meio de ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão, promoveu, no mês de novembro de 2025, atividades acadêmicas que fortaleceram a formação dos estudantes, o diálogo com os saberes amazônicos e a integração entre instituições de ensino e pesquisa da região.

No dia 27 de novembro, o Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática do Acre (GHEMAT-AC) realizou, no auditório do Campus Rio Branco, a palestra híbrida “Educação, Território e Saberes da Amazônia: o papel dos Institutos Federais na interiorização e no diálogo com os saberes locais”. O evento reuniu estudantes, docentes e pesquisadores do Ifac, como também da Universidade Federal do Acre (UFAC) e do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). A atividade, conforme explica o professor Paulo José dos Santos Pereira, contribuiu para reflexões sobre a democratização do acesso à educação superior, a interiorização do ensino e a valorização dos saberes indígenas e populares.

Encerramento da Trasnmissão no youtube.jpg

Darlane Cristina Maciel Saraiva, coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/IFAM) e palestrante do evento, destacou a importância de discutir a temática dos territórios, visto que a educação transita por múltiplos espaços, saberes e realidades. “O evento valorizou o papel dos Institutos Federais na interiorização da educação na Amazônia, em diálogo com os saberes locais”.

O evento também contou com a presença do professor Gilberto Francisco, da Universidade Federal do Acre e diretor regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM/Acre). “A parceria entre a SBEM/Acre e o IFAC tem fortalecido ações voltadas à formação de professores de Matemática no estado, como a realização da Semana da Matemática na UFAC e a articulação de eventos científicos que aproximam graduação, pós-graduação e educação básica”.

Participação do Prof. Dantas.jpg

O professor Carlos Dantas, docente de Matemática, participou do evento e destacou o relato da professora Darlane Cristina sobre sua experiência de diálogo com o povo indígena Sateré-Mawé, e evidenciou a importância do processo intercultural na educação. “Mesmo professores com formação em Matemática pura precisam olhar para o estudante não apenas como um número, mas como um sujeito atravessado por múltiplas variáveis, como trabalho, família, condições de saúde, crenças religiosas e contexto social. É fundamental que os docentes aprendam com seus alunos e se adaptem continuamente ao seu campo de atuação, considerando essas diferentes dimensões no processo de ensino e aprendizagem”, destacou.

Paulo José dos Santos Pereira, que é docente do Ifac e líder do grupo de pesquisa GHEMAT-AC, agradeceu o apoio institucional da Direção-Geral do Campus Rio Branco, Diretoria de Ensino, e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e com a equipe de intérpretes para realização da palestra. O evento ainda contou com a parceria do Centro de Referência em Educação a Distância do Ifac, responsável pela transmissão ao vivo.

Clique aqui e assista à palestra “Educação, Território e Saberes da Amazônia”

Semanas Acadêmicas

Além da palestra realizada no dia 27 de novembro, estudantes e servidores do Ifac também puderam participar da IX Semana Acadêmica de Matemática da UFAC, realizada de forma integrada à VI Semana Acadêmica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM), à II Semana Acadêmica do PROFMAT e à II Semana Acadêmica da Matemática EaD. Com o tema “Formação de professores de Matemática e Ciências: conexões de saberes amazônicos – DUA, IA e perspectiva inclusiva”, o evento integrado promoveu mesas-redondas, palestras, oficinas e apresentações de trabalhos acadêmicos.

Durante a programação, o professor Paulo José dos Santos Pereira, líder do GHEMAT-AC e egresso da Licenciatura em Matemática e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM), ministrou a oficina “A constituição da Matemática para ensinar na formação de professores no Brasil (1931–1975) e na UFAC”.

UFAC.jpg

“A atividade possibilitou aos estudantes do Ifac, dos cursos de Logística e Processos Escolares, o contato com debates históricos, legislativos e formativos sobre a docência em Matemática, ampliando suas experiências acadêmicas e a compreensão sobre a formação docente no país”, ressaltou o docente.

Para o professor Paulo José, ações como estas permitem que os estudantes vivenciem o ambiente acadêmico-científico, ampliando sua formação e fortalecendo o diálogo entre os saberes amazônicos, a educação inclusiva e a formação de professores. “Além disso, os discentes tiveram contato com pesquisadores de diferentes universidades. Participar deste evento representa um sentimento de gratidão e a oportunidade de devolver, ainda que simbolicamente, um pouco daquilo que a UFAC tanto contribuiu para a nossa formação”, finalizou.

Estudante de Processos e Logistica na UFAC.jpg

Estudantes do Ifac também destacaram a relevância da experiência para sua formação acadêmica. Socorro Moura, aluna do curso superior em Logística do Ifac, afirmou que “participar dos eventos foi uma oportunidade importante para conhecer pesquisas, dialogar com professores de outras instituições e ampliar nossa visão sobre a formação profissional”.

Já as discentes Ludinete Ribeiro e Evanilde Bezerra, do curso superior em Processos Escolares, ressaltaram que a participação representou uma oportunidade em suas trajetórias formativas, permitindo vivenciar e se ambientar em um evento acadêmico de grande porte, ampliando o contato com a produção científica e o universo da educação superior.

Ainda de acordo com o professor Paulo José, a palestra e as semanas acadêmicas marcaram o encerramento das ações do GHEMAT-AC para o ano de 2025, como também reforçaram o compromisso do Ifac com uma formação crítica, inclusiva e contextualizada à realidade amazônica, fortalecendo o papel da instituição na produção de conhecimento e na formação de professores para a região.

Estudante socorro de logistica.jpg

Texto e fotos: Paulo José dos Santos Pereira/Campus Rio Branco