Notícias

Campus Rio Branco

Campus Rio Branco sedia VI Semana Acadêmica de Ciências Biológicas do Ifac

publicado: 02/06/2026 01h47, última modificação: 02/06/2026 01h47
Evento reuniu mais de 200 pessoas entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade externa para discutir a Amazônia viva
Foto 14 - Produtos Educacionais da Mostra Científica.png

Entre os dias 19 e 22 de maio, foi realizada a VI Semana de Ciências Biológicas do Ifac, no Campus Rio Branco. Organizada pelos estudantes do curso, a programação do evento contou com palestras, minicursos e oficinas, mesa redonda e mostra científica. Mais de 200 pessoas participaram da semana acadêmica, entre estudantes do ensino médio e superior, professores, pesquisadores e comunidade externa.

Com o tema “Amazônia Viva: ciência, diversidade e futuro”, o evento marcou a retomada da semana acadêmica de Ciências Biológicas, no Campus Rio Branco, que não era realizada desde 2019. De acordo com o coordenador do curso, professor André Luis Botelho, nos últimos anos, as semanas acadêmicas foram realizadas de maneira integrada com outros cursos de licenciatura do campus.

Foto 1 - Palestra de abertura com Dr. Foster Brown.jpeg Foto 2 - Mesa Redonda sobre Pós-Graduação no Acre.jpeg

Palestra de abertura com Dr. Foster Brown e mesa redonda sobre pós-graduação

Além disso, uma das atividades realizadas foi a mostra de produtos educacionais produzidos pelos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas para alunos do ensino médio no curso de Informática para Internet (integrado), Partiu IF e Escola Estadual Carlos Casavechia. A exposição recebeu mais de 150 alunos.

Na avaliação da professora Márcia Teixeira, de Biologia, o evento “cumpriu seu papel social ao abrir as portas da instituição para estudantes do ensino básico da rede pública de ensino, que puderam conhecer as pesquisas e atividades acadêmicas desenvolvidas pelos alunos do curso. Na Mostra Científica de encerramento, foi possível conectar a produção acadêmica sobre biodiversidade e desenvolvimento amazônico diretamente à comunidade”, salientou a docente.

Foto 11 - Produtos Educacionais da Mostra Científica.jpeg Foto 17 - Exposição de Microscopia.jpeg

Exposição de produtos educacionais e visita ao laboratório de microscopia

A coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Acre (Ufac), Hellen Azevedo, destacou a integração entre as instituições de ensino e pesquisa.

“Participar da VI Semana Acadêmica de Biologia do Ifac foi uma experiência extremamente significativa e enriquecedora. A oficina ‘Cadastrar e atualizar o Currículo Lattes’ foi muito produtiva, pois os acadêmicos conseguiram realizar seus cadastros e atualizar seus currículos, esclarecendo dúvidas sobre o local correto para inserir informações acadêmicas, científicas e profissionais. Muitos participantes relataram que tinham interesse em atualizar o Lattes, mas não sabiam como organizar adequadamente os dados na plataforma. Além disso, ações integradas entre a Universidade Federal do Acre e o Instituto Federal do Acre fortalecem a formação acadêmica, promovem a troca de conhecimentos e aproximam os estudantes das oportunidades de pesquisa, extensão e desenvolvimento profissional, contribuindo significativamente para a construção de uma educação pública de qualidade na Amazônia”, compartilhou.

Foto 6 - Minicurso Fungos da Amazônia.jpeg

Minicurso sobre fungos da Amazônia

Para a estudante de Ciências Biológicas no Ifac, Misaely Correia Pinheiro, ”A semana acadêmica foi um evento altamente enriquecedor para a nossa formação como futuros docentes e pesquisadores na área. Esse encontro consolida tudo o que desenvolvemos dentro da universidade, tornando o conhecimento científico acessível à sociedade. Além disso, é o momento ideal para fortalecermos nosso networking, construindo os contatos essenciais para dar continuidade à nossa jornada de formação permanente.”

O professor André Botelho refletiu sobre o desafio de organizar eventos como as semanas acadêmicas e destacou como os estudantes têm feito um bom trabalho.

Foto 5 - Exposição em realidade virtual -  Amazônia Viva.jpeg

Exposição em realidade virtual "Amazônia viva"

“Para mim tem sido gratificante liderar esse processo justamente por perceber como nossos estudantes têm desenvolvido sua autonomia para a construção do seu conhecimento. Esse é um processo que precisa cada vez mais ser estimulado em nossos cursos de graduação. Em eventos assim os estudantes desenvolvem habilidades de coordenação e trabalho em equipe que serão muito importantes na jornada profissional de cada um. Particularmente da programação da VI Semana de Ciências Biológicas muito me agradou o pedido dos alunos por uma mesa redonda com programas de pós-graduação da nossa cidade e a mostra científica para os alunos do ensino fundamental e médio. Nesses momentos nosso curso pode sair das quatro paredes das salas e laboratórios e mostrar sua cara para toda comunidade. Deixo um forte agradecimento a todos os patrocinadores, em especial a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia - SEICT e à gestão do Campus Rio Branco pelo apoio no desenvolvimento do evento.”

Com fotos e informações do Campus Rio Branco

registrado em: