Notícias

Campus Baixada do Sol

Professora do Ifac tem trabalho premiado em congresso internacional sobre alimentos

publicado: 23/06/2026 01h50, última modificação: 23/06/2026 01h50
Além da docente do Campus Baixada do Sol, estudo sobre feijões cultivados no Vale do Juruá foi desenvolvido por pesquisadores da Ufac e Embrapa
feijoes crioulos ciafa (1).png

O Instituto Federal do Acre (Ifac), Campus Baixada do Sol, foi destaque no II Congresso Internacional de Alimentos Funcionais da Amazônia (Ciafa 2026), com a professora Guiomar Sousa que recebeu o prêmio de melhor trabalho científico apresentado no evento. O congresso foi realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus - AM, dos dias 10 a 12 de junho de 2026.

O resumo apresentado pela professora Guiomar Sousa é resultado de pesquisa com variedades crioulas de feijões cultivadas no Vale do Juruá - AC. Além da professora que apresentou o trabalho, a equipe responsável pela pesquisa conta com os pesquisadores da Embrapa Márcio Bayma e Amauri Siviero e os professores Eduardo Mattar e Bruno Freitas, da Universidade Federal do Acre (Ufac). A pesquisa foi financiada pelo Banco da Amazônia e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac).

feijoes crioulos ciafa (2).jpegA pesquisa trata especificamente de compostos fenólicos, flavonoides e antioxidantes em três variedades crioulas de feijão caupi (Vigna unguiculata) cultivadas em praias e barrancos na região do Alto Juruá. O resultado das análises de compostos fenólicos e atividade antioxidante revelou que a variedades de feijão Preto de Praia é rica em antocianinas; A variedade Quarentão, apesar de não conter antocianinas assim como qualquer feijão branco, apresentou alta atividade antioxidante, com alto potencial de reduzir radicais livres.

Segundo a professora, ainda não são conhecidos quais compostos estão presentes em outras dezenas de variedades de feijões cultivados no Alto Juruá. Novas  pesquisas em andamento investigarão o conteúdo, tanto em compostos bioativos, quanto em outros constituintes de outras variedades cultivadas na região que é candidata a ser reconhecida como patrimônio da humanidade devido aos seus ricos sistemas agrícolas tradicionais.

Com texto e fotos do Campus Baixada do Sol

 

registrado em: