Notícias

EXTENSÃO

Programa Mulheres Mil certifica cinco turmas em Xapuri e cerimônia é marcada por histórias de superação

publicado: 09/06/2026 19h29, última modificação: 09/06/2026 20h08
Francisca Mariano, de 60 anos, participa da certificação da turma de Operadora de Computadores e relata, com orgulho, que voltou a estudar duas décadas após concluir a formação como professora
Certificação_Xapuri_capa.jpeg

O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realizou nesta segunda-feira (08.06) a solenidade de certificação de cinco turmas do Programa Mulheres Mil em Xapuri. Foram certificadas duas turmas do curso de Microempreendedora Individual e uma turma de cada um dos cursos de Assistente Administrativo, Operadora de Computadores e Assistente Escolar.

Certificação_Xapuri_4.jpg  Certificação_Xapuri_5.jpg

A cerimônia aconteceu no auditório da Escola Divina Providência e reuniu as 132 alunas concluintes. Os cursos tiveram como objetivo promover a qualificação profissional e ampliar as oportunidades de inserção social e econômica das participantes em áreas consideradas estratégicas para a comunidade.

Participaram da solenidade o pró-reitor de Extensão em exercício, João de Lima Cabral, e a coordenadora-geral do Programa Mulheres Mil, Tânia Gomes Façanha. O evento também foi marcado por uma homenagem ao ex-coordenador do programa no campus Xapuri, Mizael Ferreira da Silva, que recebeu uma menção elogiosa do Ifac pelos relevantes serviços prestados ao Programa Mulheres Mil, no município. O documento foi entregue à professora Leile Daiane Ribeiro Freire Previtera, atual coordenadora do Programa Mulheres Mil no campus, que representou o homenageado.

Retorno à sala de aula após 20 anos - Entre as histórias que emocionaram o público durante a entrega dos certificados, esteve a de Francisca Mariano, de 60 anos. Após duas décadas longe dos estudos, desde que concluiu sua formação como professora, ela decidiu retornar à sala de aula e concluiu o curso de Operadora de Computadores pelo Programa Mulheres Mil.

        Certificação_Xapuri_6.jpg  Certificação_Xapuri_1.jpeg

Para Francisca, a experiência representa um recomeço e a confirmação de que nunca é tarde para aprender. “Aprender não tem idade. Continuar estudando e adquirir novos conhecimentos é uma forma de perseverar e seguir em frente. Minhas filhas veem em mim um exemplo de dedicação aos estudos. Tenho uma filha que estuda Biologia aqui na Escola Divina Providência e que se formará no próximo ano. Isso é motivo de muito orgulho para mim”, relatou.

Importância da certificação - Durante a cerimônia, o pró-reitor de Extensão em exercício, João Cabral, destacou a importância da certificação para a trajetória pessoal e profissional das participantes. “Estamos em mais uma certificação do Programa Mulheres Mil e é sempre um privilégio ouvir tantas histórias emocionantes e de conquistas. Hoje entregamos a concretização de um trabalho desenvolvido pela Proex e pelo campus Xapuri com o objetivo de transformar a vida dessas mulheres”, afirmou.

Certificação_Xapuri_8.jpg  Certificação_Xapuri_7.jpg

A coordenadora-geral do Programa Mulheres Mil, Tânia Façanha, ressaltou que cada certificação representa uma oportunidade de valorização e fortalecimento das participantes. “Participar de uma certificação é sempre motivo de alegria. Além da qualificação profissional, o programa promove integração, fortalecimento e empoderamento das mulheres, incentivando que ocupem cada vez mais seus espaços na sociedade. Esta foi uma certificação muito bonita e esperamos continuar oferecendo novas oportunidades para as mulheres que participam do programa”, disse.

O secretário municipal de Assistência Social de Xapuri, Ismar Mota da Cruz, enfatizou a importância da parceria entre o Ifac e a Prefeitura de Xapuri, especialmente no atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social encaminhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “As participantes são selecionadas por meio do Cras e temos acompanhado os resultados positivos dessa iniciativa. Elas relatam melhorias em suas vidas pessoais, sociais e profissionais. Agradecemos ao Ifac por proporcionar essa oportunidade e esperamos que essa parceria continue beneficiando muitas outras mulheres”, destacou.

                                Certificação_Xapuri_2.jpeg  Certificação_Xapuri_3.jpeg

Além do secretário de Assistência Social, a Secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Mari Gondim, foi representada na solenidade pela diretora Administrativa da secretaria, Geane Maria. A parceria com a Prefeitura Muncipal de Xapuri, foi destacada pelos gestores do Ifac, devido ao apoio do prefeito Maxsuel Maia, que sempre se colocou à disposição da coordenação adjunta do programa no município.

(Fotos: Devanir Nascimento de Araújo/Programa Mulheres Mil)