Notícias

Inovação

Startup do Ifac representará a Região Norte em competição nacional de inovação

publicado: 10/06/2026 02h24, última modificação: 10/06/2026 02h31
Equipe da Nanovita Biotech, do Campus Sena Madureira, vai participar da final da Trilha Nacional de Pré-Incubação Brasil Inovador, em Brasília
nanovita inovept (1).jpeg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está na final da Trilha Nacional de Pré-Incubação Brasil Inovador, promovida pela Assistec Inova. A startup Nanovita Biotech, do Campus Sena Madureira, conquistou o 1º lugar na etapa regional Norte da competição e, com isso, participará do Encontro Nacional de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), entre os dias 16 e 18 de junho, em Brasília.

O negócio inovador desenvolvido pela startup tem como principal objetivo a utilização da celulose da taboca amazônica na fabricação de um curativo biodegradável, incorporado com nanopartículas de prata e nanoemulsões de óleos essenciais amazônicos, como copaíba e andiroba. A proposta é que o curativo antimicrobiano, cicatrizante e sustentável possa substituir as opções convencionais derivadas de petróleo. 

nanovita inovept (2).jpeg

A iniciativa nasceu dos resultados do doutorado do professor Marcelo Ramon, que lidera a equipe da Nanovita Biotech, que também é formada pelos estudantes João Augusto do Nascimento de Queiroz, Jordana Raica Batista de Melo e Arquelio da Silva Coutinho. 

A startup contou com o apoio do Núcleo de Incubação de Empreendimentos (Incubac) do Ifac, coordenado pelo professor Everton Pontes, que contribuiu para o fortalecimento do modelo de negócio por meio de mentorias, capacitações e acompanhamento especializado. 

Com a conquista na Trilha Nacional de Pré-Incubação Brasil Inovador, a equipe garantiu vaga para a final da competição no evento InovEPT 2026, onde deverá apresentar presencialmente sua proposta.

Esta não é a primeira vez que a equipe de pesquisa obtém reconhecimento pelos resultados obtidos. Em 2024, o projeto foi destaque no Desafio de Ideias do Ifac. Em 2025, foi selecionado para representar iniciativas de bioeconomia amazônica relacionadas à COP30. nanovita inovept (3).jpeg

Entre os próximos desafios da equipe estão a ampliação das pesquisas científicas, a realização de novas validações laboratoriais, a captação de investimentos e o estabelecimento de parcerias estratégicas que possibilitem a inserção da tecnologia nos mercados nacional e internacional. 

Sobre o evento

O projeto Trilha de Pré-Incubação Brasil Inovador é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) destinada à oferta de assistência técnica para inovação, empreendedorismo e sustentabilidade na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). 

123172f3-a546-42a4-9d8b-9e5c34d82e77.7c3aaab227aa4f46b5db.png

Matéria relacionada:

Professor e estudantes do Ifac desenvolvem curativo biodegradável a partir de bambu amazônico

Com informações da Proinp

registrado em: