Enfrentamento ao Aedes aegypti continua nos campi do Ifac

publicado: 08/04/2016 00h00, última modificação: 09/11/2021 17h06
Instituto aderiu à campanha nacional de enfrentamento e combate ao mosquito Aedes aegypti

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2016, 15h54

Lançada pelos ministérios da Educação e Saúde no início do ano. Desde então, o IFAC vem realizando diversas ações em todas as suas unidades buscando conscientizar a população sobre formas de prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes.

O IFAC tem mobilizado toda a comunidade através dos campi no interior e na capital para o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Febre chikungunya e Zika Vírus. As primeiras ações aconteceram no final de janeiro com a realização de um “faxinaço” em toda a Rede IFAC. A atividade envolveu alunos e servidores de todas as unidades em atividades de limpeza das dependências externas nos campi.

Com apoio das equipes de Vigilância Epidemiológica das secretarias municipais de Saúde, foram ministradaspalestras para informar e conscientizar a comunidade interna nos campi. Além disso, alunos e servidores participam da campanha realizando mutirão com agentes de saúde nos bairros próximos às unidades do IFAC.

Na Reitoria, os servidores foram apresentados ao aplicativo de celular lançado pela Sect, "Aedes na Mira AC" que facilita a comunicação dos cidadãos com o governo sobre possíveis focos do mosquito. Outras ações foram realizadas como um pitstop nos arredores da Reitoria, no Bosque.

Na pesquisa, servidores e alunos do Núcleo de Agroecologia do Campus Baixada do Sol produziram repelente e inseticida natural que foi aplicado nas dependências físicas da unidade. A pesquisa teve repercussão na Rádio Nacional da Amazônia, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Estudante como protagonista – Algumas iniciativas do IFAC têm se destacado por ter estudantes como protagonistas como o caso da turma de Processos Escolares do Campus Rio Branco que ministrou palestra em escola pública no Conjunto Adalberto Sena.

Nesta primeira semana de abril, a mobilização no Campus Sena Madureira envolveu os alunos do Técnico Integrado em Informática. Foi proposto que eles divulgassem informações sobre o combate ao mosquito Aedes em suas casas e vizinhança e o registro dessas ações foram apresentados na disciplina de Sociologia.

Para este mês ainda está prevista uma palestra para servidores e alunos do Campus Rio Branco e o Campus Xapuri, com apoio da Prefeitura, vai promover uma ação de limpeza na comunidade, principalmente nas residências dos estudantes serão recolhidos entulhos onde houver, como informa o professor Edvar Silva, membro da comissão de mobilização dos campi. Ele destaca a importância de usar a ferramenta da educação para esses tipos de ação pois ajuda a formar cidadãos. Para o professor, as ações propostas pelo Instituto também ajudam a pautar mobilização dos outros órgãos e instituições nos municípios.

O pró-reitor de Extensão, prof. Fábio Storch, que acompanha e fomenta a mobilização do IFAC na campanha destaca o caráter educativo nas ações e agradece o esforço de toda a comunidade envolvida. “Essa campanha que visa combater os nascedouros do mosquito Aedes aegypti e com isso diminuir as possibilidades da Dengue, vírus Zika e febre chikungunya, é fundamental. Nesse contexto, o IFAC reconhece a importância desta campanha e assume seu papel promovendo uma mobilização fantástica em suas unidades. Gostaria de agradecer particularmente aos estudantes, professores, técnicos, gestores e a toda comunidade, por essa mobilização, por essa conscientização sobretudo, que é um exemplo de educação e de cidadania. Não podemos deixar o mosquito se reproduzir!”, alerta Storch.

O pró-reitor chama a atenção para a importância das parcerias nesta campanha, como as que o IFAC tem feito com o Governo do Estado através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e com as prefeituras por meio das secretarias de Saúde. Segundo Storch, é necessário que as instituições se unam em prol do objetivo comum de levar informações para a população.

aedes-concurso-mecConcurso – Reforçando a campanha de combate ao Aedes aegypti, o MEC lançou nesta quarta-feira,6, um concurso de vídeo que mostre como os estudantes estão mobilizando suas comunidades. O concurso Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes aegypti terá inscrições abertas em maio. Saiba como participar acessando a página do MEC sobre o Zika Vírus: http://zikazero.mec.gov.br/